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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14307
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Medida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômica |
Autor: | Goulart, Reane Franco |
Primer orientador: | Lima, Luciano Vieira |
Primer miembro de la banca: | Soares, Alexsandro Santos |
Segundo miembro de la banca: | Silva, Kátia Lopes |
Tercer miembro de la banca: | Neder, Henrique Dantas |
Cuarto miembro de la banca: | Silva, Luciano |
Resumen: | Mudanças no processo de ensino e aprendizagem podem ser tanto benéficas quanto ineficazes para o aprendizado do aluno. Este trabalho buscou mostrar que métodos de ensino atuais não suprem com eficiência a necessidade de melhorar as habilidades discentes. Para tanto, recorreram-se a experimentos com alunos da disciplina Linguagem de Programação porque esta apresenta questões cujas respostas são livres ou seja, porque os códigos podem ser feitos de diversas maneiras , enquanto a avaliação é dicotômica. Avaliaram-se os procedimentos didáticos do professor, a metodologia usada nas aulas, a linguagem de programação e o tempo usado para desenvolver o exercício proposto. Em uma das turmas experimentais, a teoria de Robert Mager foi aplicada para comparar o aprendizado dos alunos. Nessa teoria, os objetivos instrucionais preveem a declaração sobre o que o aluno vai receber de informação e se as compreendeu para ser capaz de usá-las após o término do curso. Concluiu-se que houve melhoria na habilidade e no desempenho dos alunos, isto é, aumento no conhecimento mensurável e demonstrável graficamente pelo modelo de Rasch. |
Abstract: | Changes in the process of teaching and learning can be both useful and nonuseful to enhance students learning. This work tried to show that current teaching methods not always meet the needs efficiently when it comes to improve students skills. For that, it relied on experiments with Language Programming subject matter s students. It did so because such a subject matter poses questions whose answers can be answered freely because its codes can be written in many ways , while its assessment is dichotomic. Teacher s didactic procedures, methodology applied in classes, programming language, and the time taken to develop the work proposed were the categories considered in the research. In an experimental group of students, Robert Mager s theory was applied to compare their learning. In such theory, instructional aims are supposed to provide a statement on the information students will get and on their understanding and ability to use them after the course ends. Conclusion is that students skills and performance were improved, that is to say, that there was an increase of knowledge, which can be measured and presented graphically by Rasch model. |
Palabras clave: | Linguagem de programação Modelo de Rasch Objetivos instrucionais Correção dicotômica Programming language Rasch model Instructional aims Dichotomic correction Linguagem de programação (Computadores) Mager, Robert Frank, 1923- Ensino - Metodologia |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Cita: | GOULART, Reane Franco. Medida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômica. 2011. 161 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2011.15 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2011.15 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14307 |
Fecha de defensa: | 1-jul-2011 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Elétrica |
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