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dc.creatorGoulart, Reane Franco-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:00Z-
dc.date.available2012-09-14-
dc.date.available2016-06-22T18:38:00Z-
dc.date.issued2011-07-01-
dc.identifier.citationGOULART, Reane Franco. Medida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômica. 2011. 161 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2011.15por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14307-
dc.description.abstractChanges in the process of teaching and learning can be both useful and nonuseful to enhance students learning. This work tried to show that current teaching methods not always meet the needs efficiently when it comes to improve students skills. For that, it relied on experiments with Language Programming subject matter s students. It did so because such a subject matter poses questions whose answers can be answered freely because its codes can be written in many ways , while its assessment is dichotomic. Teacher s didactic procedures, methodology applied in classes, programming language, and the time taken to develop the work proposed were the categories considered in the research. In an experimental group of students, Robert Mager s theory was applied to compare their learning. In such theory, instructional aims are supposed to provide a statement on the information students will get and on their understanding and ability to use them after the course ends. Conclusion is that students skills and performance were improved, that is to say, that there was an increase of knowledge, which can be measured and presented graphically by Rasch model.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem de programaçãopor
dc.subjectModelo de Raschpor
dc.subjectObjetivos instrucionaispor
dc.subjectCorreção dicotômicapor
dc.subjectProgramming languageeng
dc.subjectRasch modeleng
dc.subjectInstructional aimseng
dc.subjectDichotomic correctioneng
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)por
dc.subjectMager, Robert Frank, 1923-por
dc.subjectEnsino - Metodologiapor
dc.titleMedida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômicapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Luciano Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5por
dc.contributor.referee1Soares, Alexsandro Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795877Y2por
dc.contributor.referee2Silva, Kátia Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781623Z6por
dc.contributor.referee3Neder, Henrique Dantas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728120U4por
dc.contributor.referee4Silva, Luciano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139922U2por
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspor
dc.description.resumoMudanças no processo de ensino e aprendizagem podem ser tanto benéficas quanto ineficazes para o aprendizado do aluno. Este trabalho buscou mostrar que métodos de ensino atuais não suprem com eficiência a necessidade de melhorar as habilidades discentes. Para tanto, recorreram-se a experimentos com alunos da disciplina Linguagem de Programação porque esta apresenta questões cujas respostas são livres ou seja, porque os códigos podem ser feitos de diversas maneiras , enquanto a avaliação é dicotômica. Avaliaram-se os procedimentos didáticos do professor, a metodologia usada nas aulas, a linguagem de programação e o tempo usado para desenvolver o exercício proposto. Em uma das turmas experimentais, a teoria de Robert Mager foi aplicada para comparar o aprendizado dos alunos. Nessa teoria, os objetivos instrucionais preveem a declaração sobre o que o aluno vai receber de informação e se as compreendeu para ser capaz de usá-las após o término do curso. Concluiu-se que houve melhoria na habilidade e no desempenho dos alunos, isto é, aumento no conhecimento mensurável e demonstrável graficamente pelo modelo de Rasch.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2011.15-
dc.orcid.putcode81755256-
dc.crossref.doibatchid87b7282b-0a46-40d2-85e8-54e1080f7d06-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

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