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metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Medida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômica
metadata.dc.creator: Goulart, Reane Franco
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Luciano Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Alexsandro Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Kátia Lopes
metadata.dc.contributor.referee3: Neder, Henrique Dantas
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Luciano
metadata.dc.description.resumo: Mudanças no processo de ensino e aprendizagem podem ser tanto benéficas quanto ineficazes para o aprendizado do aluno. Este trabalho buscou mostrar que métodos de ensino atuais não suprem com eficiência a necessidade de melhorar as habilidades discentes. Para tanto, recorreram-se a experimentos com alunos da disciplina Linguagem de Programação porque esta apresenta questões cujas respostas são livres ou seja, porque os códigos podem ser feitos de diversas maneiras , enquanto a avaliação é dicotômica. Avaliaram-se os procedimentos didáticos do professor, a metodologia usada nas aulas, a linguagem de programação e o tempo usado para desenvolver o exercício proposto. Em uma das turmas experimentais, a teoria de Robert Mager foi aplicada para comparar o aprendizado dos alunos. Nessa teoria, os objetivos instrucionais preveem a declaração sobre o que o aluno vai receber de informação e se as compreendeu para ser capaz de usá-las após o término do curso. Concluiu-se que houve melhoria na habilidade e no desempenho dos alunos, isto é, aumento no conhecimento mensurável e demonstrável graficamente pelo modelo de Rasch.
Abstract: Changes in the process of teaching and learning can be both useful and nonuseful to enhance students learning. This work tried to show that current teaching methods not always meet the needs efficiently when it comes to improve students skills. For that, it relied on experiments with Language Programming subject matter s students. It did so because such a subject matter poses questions whose answers can be answered freely because its codes can be written in many ways , while its assessment is dichotomic. Teacher s didactic procedures, methodology applied in classes, programming language, and the time taken to develop the work proposed were the categories considered in the research. In an experimental group of students, Robert Mager s theory was applied to compare their learning. In such theory, instructional aims are supposed to provide a statement on the information students will get and on their understanding and ability to use them after the course ends. Conclusion is that students skills and performance were improved, that is to say, that there was an increase of knowledge, which can be measured and presented graphically by Rasch model.
Keywords: Linguagem de programação
Modelo de Rasch
Objetivos instrucionais
Correção dicotômica
Programming language
Rasch model
Instructional aims
Dichotomic correction
Linguagem de programação (Computadores)
Mager, Robert Frank, 1923-
Ensino - Metodologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Citation: GOULART, Reane Franco. Medida de habilidade em programação funcional via modelagem de Rasch com validação dicotômica. 2011. 161 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14307
Issue Date: 1-Jul-2011
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

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