Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14260
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Ambientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à aprendizagem cooperativa para a resolução de problemas |
Título(s) alternativo(s): | Distributed environment in Virtual Reality as support the cooperative learning for the problems solving |
Autor(es): | Silva, Luciano Ferreira |
Primeiro orientador: | Cardoso, Alexandre |
Primeiro coorientador: | Mendes, Elise Barbosa |
Primeiro membro da banca: | Lamounier Júnior, Edgard Afonso |
Segundo membro da banca: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Terceiro membro da banca: | Machado, Liliane dos Santos |
Quarto membro da banca: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Resumo: | Um grande número de pesquisadores acredita que a resolução de problemas é inerente a grande parte dos processos de ensino e aprendizagem. Considera-se ainda, que esta metodologia apresenta uma maior eficácia quando aplicada cooperativamente, ou seja, um aprendiz melhora o seu desempenho, em resolver problemas, quando realiza esta atividade em cooperação com outros aprendizes. No contexto do desenvolvimento de sistemas computacionais aplicados ao ensino, a Realidade Virtual (RV) vem se destacando como uma tecnologia que motiva o aprendiz, uma vez que ela permite a navegação, visualização, manipulação e interação com objetos virtuais de seus cenários de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta que viabiliza o uso da RV para oferecer suporte à resolução de problemas por meio da aprendizagem cooperativa. Para tal, serão considerados os fundamentos da aprendizagem por experimentação e a efetividade de teorias e princípios pedagógicos construtivistas. Como estudo de casos optou-se por desenvolver o projeto no âmbito da Física. O presente trabalho aborda e fundamenta a sua proposta, por meio da descrição do estado da arte da pesquisa nesta área, efetua uma análise e fornece especificações do projeto, apresenta os detalhes de desenvolvimento do sistema, discute as avaliações do mesmo e por fim, apresenta as conclusões e propostas de trabalhos futuros para este projeto. |
Abstract: | A great number of researchers believe that problem resolution is inherent from the great part of the teaching and learning processes. It is considered that this methodology presents a better effectiveness when applied cooperatively, in other words, an apprentice improves your acting in solving problems when accomplishes his activity in cooperation with other apprentices. In the context of computational systems applied to learning, Virtual Reality (VR) is emerging as a technology that motivates the apprentice, since it allows the navigation, visualization, manipulation and interaction with virtual objects of its learning environment. In this context, this work presents a proposal that allows the use of VR to offers support to the resolution of problems through the cooperative learning. For this, the learning foundations will be considered by experimentation and the effectiveness of theories and constructivities pedagogic principles. As case study it was chosen for developing the project in the Physics ambit. The present work approaches and bases its proposal through the state of the art description of the research in this area. It makes an analysis, supplies specifications of the project, introduces details of system developing, discusses that evaluation and finally, presents the conclusions and proposals future work for this project. |
Palavras-chave: | Realidade virtual Resolução de problemas Aprendizagem cooperativa Virtual reality Problems solving Cooperative learning Ensino gerenciado por computador Física - Estudo e ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Referência: | SILVA, Luciano Ferreira. Ambientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à aprendizagem cooperativa para a resolução de problemas. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14260 |
Data de defesa: | 28-Ago-2009 |
Aparece nas coleções: | TESE - Engenharia Elétrica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AmbientesDistribuidosRealidade.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.