Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14260
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Luciano Ferreira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:44Z-
dc.date.available2009-10-07-
dc.date.available2016-06-22T18:37:44Z-
dc.date.issued2009-08-28-
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Ferreira. Ambientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à aprendizagem cooperativa para a resolução de problemas. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14260-
dc.description.abstractA great number of researchers believe that problem resolution is inherent from the great part of the teaching and learning processes. It is considered that this methodology presents a better effectiveness when applied cooperatively, in other words, an apprentice improves your acting in solving problems when accomplishes his activity in cooperation with other apprentices. In the context of computational systems applied to learning, Virtual Reality (VR) is emerging as a technology that motivates the apprentice, since it allows the navigation, visualization, manipulation and interaction with virtual objects of its learning environment. In this context, this work presents a proposal that allows the use of VR to offers support to the resolution of problems through the cooperative learning. For this, the learning foundations will be considered by experimentation and the effectiveness of theories and constructivities pedagogic principles. As case study it was chosen for developing the project in the Physics ambit. The present work approaches and bases its proposal through the state of the art description of the research in this area. It makes an analysis, supplies specifications of the project, introduces details of system developing, discusses that evaluation and finally, presents the conclusions and proposals future work for this project.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectVirtual realityeng
dc.subjectProblems solvingeng
dc.subjectCooperative learningeng
dc.subjectEnsino gerenciado por computadorpor
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopor
dc.titleAmbientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à aprendizagem cooperativa para a resolução de problemaspor
dc.title.alternativeDistributed environment in Virtual Reality as support the cooperative learning for the problems solvingeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor-co1Mendes, Elise Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.referee2Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8por
dc.contributor.referee3Machado, Liliane dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701351Y7por
dc.contributor.referee4Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793786J1por
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspor
dc.description.resumoUm grande número de pesquisadores acredita que a resolução de problemas é inerente a grande parte dos processos de ensino e aprendizagem. Considera-se ainda, que esta metodologia apresenta uma maior eficácia quando aplicada cooperativamente, ou seja, um aprendiz melhora o seu desempenho, em resolver problemas, quando realiza esta atividade em cooperação com outros aprendizes. No contexto do desenvolvimento de sistemas computacionais aplicados ao ensino, a Realidade Virtual (RV) vem se destacando como uma tecnologia que motiva o aprendiz, uma vez que ela permite a navegação, visualização, manipulação e interação com objetos virtuais de seus cenários de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta que viabiliza o uso da RV para oferecer suporte à resolução de problemas por meio da aprendizagem cooperativa. Para tal, serão considerados os fundamentos da aprendizagem por experimentação e a efetividade de teorias e princípios pedagógicos construtivistas. Como estudo de casos optou-se por desenvolver o projeto no âmbito da Física. O presente trabalho aborda e fundamenta a sua proposta, por meio da descrição do estado da arte da pesquisa nesta área, efetua uma análise e fornece especificações do projeto, apresenta os detalhes de desenvolvimento do sistema, discute as avaliações do mesmo e por fim, apresenta as conclusões e propostas de trabalhos futuros para este projeto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81755832-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmbientesDistribuidosRealidade.pdf3.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.