Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14260
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Ambientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à aprendizagem cooperativa para a resolução de problemas |
Título (s) alternativo (s): | Distributed environment in Virtual Reality as support the cooperative learning for the problems solving |
Autor: | Silva, Luciano Ferreira |
Primer orientador: | Cardoso, Alexandre |
Primer coorientador: | Mendes, Elise Barbosa |
Primer miembro de la banca: | Lamounier Júnior, Edgard Afonso |
Segundo miembro de la banca: | Takahashi, Eduardo Kojy |
Tercer miembro de la banca: | Machado, Liliane dos Santos |
Cuarto miembro de la banca: | Giraffa, Lucia Maria Martins |
Resumen: | Um grande número de pesquisadores acredita que a resolução de problemas é inerente a grande parte dos processos de ensino e aprendizagem. Considera-se ainda, que esta metodologia apresenta uma maior eficácia quando aplicada cooperativamente, ou seja, um aprendiz melhora o seu desempenho, em resolver problemas, quando realiza esta atividade em cooperação com outros aprendizes. No contexto do desenvolvimento de sistemas computacionais aplicados ao ensino, a Realidade Virtual (RV) vem se destacando como uma tecnologia que motiva o aprendiz, uma vez que ela permite a navegação, visualização, manipulação e interação com objetos virtuais de seus cenários de aprendizagem. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta que viabiliza o uso da RV para oferecer suporte à resolução de problemas por meio da aprendizagem cooperativa. Para tal, serão considerados os fundamentos da aprendizagem por experimentação e a efetividade de teorias e princípios pedagógicos construtivistas. Como estudo de casos optou-se por desenvolver o projeto no âmbito da Física. O presente trabalho aborda e fundamenta a sua proposta, por meio da descrição do estado da arte da pesquisa nesta área, efetua uma análise e fornece especificações do projeto, apresenta os detalhes de desenvolvimento do sistema, discute as avaliações do mesmo e por fim, apresenta as conclusões e propostas de trabalhos futuros para este projeto. |
Abstract: | A great number of researchers believe that problem resolution is inherent from the great part of the teaching and learning processes. It is considered that this methodology presents a better effectiveness when applied cooperatively, in other words, an apprentice improves your acting in solving problems when accomplishes his activity in cooperation with other apprentices. In the context of computational systems applied to learning, Virtual Reality (VR) is emerging as a technology that motivates the apprentice, since it allows the navigation, visualization, manipulation and interaction with virtual objects of its learning environment. In this context, this work presents a proposal that allows the use of VR to offers support to the resolution of problems through the cooperative learning. For this, the learning foundations will be considered by experimentation and the effectiveness of theories and constructivities pedagogic principles. As case study it was chosen for developing the project in the Physics ambit. The present work approaches and bases its proposal through the state of the art description of the research in this area. It makes an analysis, supplies specifications of the project, introduces details of system developing, discusses that evaluation and finally, presents the conclusions and proposals future work for this project. |
Palabras clave: | Realidade virtual Resolução de problemas Aprendizagem cooperativa Virtual reality Problems solving Cooperative learning Ensino gerenciado por computador Física - Estudo e ensino |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Engenharias |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica |
Cita: | SILVA, Luciano Ferreira. Ambientes distribuídos em Realidade Virtual como suporte à aprendizagem cooperativa para a resolução de problemas. 2009. 185 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14260 |
Fecha de defensa: | 28-ago-2009 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Engenharia Elétrica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AmbientesDistribuidosRealidade.pdf | 3.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.