Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14097
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O ensino para o exercício da cidadania na educação básica brasileira (1960-2000)
Autor(es): Oliveira, Manoel Cipriano
Primeiro orientador: Gatti Júnior, Décio
Primeiro membro da banca: Araújo, José Carlos
Segundo membro da banca: Schulz, Almiro
Resumo: Trata-se de pesquisa sobre a educação para o exercício da cidadania no ensino fundamental e médio brasileiro na segunda metade do século XX. O corte histórico abrange as décadas de 1960 à de 2000. Tenta compreender como se deu o conteúdo disciplinar com a finalidade de formar o cidadão durante e após os governos militares. As constituições, a legislação educacional federal e os manuais didáticos das disciplinas escolares destinadas à construção, assimilação e transmissão dos valores na instrução formal são os documentos em que se assenta este estudo. Utiliza o método dialético como ferramenta de investigação e de construção teórica do tema. Após a introdução, o trabalho percorre três momentos: no primeiro analisa o conceito dos direitos de cidadania manifestos na sociedade brasileira no âmbito da modernidade; no segundo, aborda a conjuntura histórica, econômica, social, política e educacional em que se encontra o espaço escolar brasileiro neste período da história nacional; e, no terceiro, reflete sobre como a consolidação e a disseminação do conteúdo disciplinar específico do saber escolar de formação para a cidadania durante o regime militar e após a superação deste. A título de conclusão, tece algumas considerações no sentido de abrir o debate para a possibilidade da inclusão do ensino dos direitos e deveres como disciplina curricular enquanto saber necessário à formação da consciência para o exercício da cidadania a partir do espaço escolar.
Abstract: Tratase de pesquisa sur la educación para el ejercicio de la ciudadanía en el encino fundamental y medio brasileño en la según mitad del siglo XX. El corte histórico comprende las décadas de 1960 a la de 2000. Procura comprender el camino del contenido disciplinar con la finalidad de formar el ciudadano durante e después de los gobiernos militares. La constituciones, la legislación educacional federal y los manuales didácticos de las disciplinas destinadas a la construcción, asimilación y transmisión de los valores en la instrucción formal sones les documentos en que se bajea este estudio. Utiliza el método dialéctico como herramienta de la investigación y de la construcción teórica del tema. Además de la introducción, paja tres momentos: en el primero analiza el concepto de los directos de la ciudadanía en el ámbito de la modernidad; en el según, aborda la conjuntara histórica, económica, social, política y educacional en que se encuentra el espacio de la escuela brasileña en este periodo de la historia nacional. En tercero, reflecte la consolidación y la diseminación del contenido disciplinar específico del saber escolar de formación para la ciudadanía durante el regirme militar y después de la superación de este. Hace consideraciones en el sentido de abrir el debate para la posibilidad de la inclusión del encino de los directos y deberes como disciplina curricular como saber necesario a la formación para el ejercicio de la ciudadanía partir del espacio escolar.
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Democracia
Direitos humanos
Estado
Espaço escolar
Disciplina escolar
Ciudadanía
Educación
Derechos humanos
Espacio de la escuela
Disciplina escuelar
Cidadania - Educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: OLIVEIRA, Manoel Cipriano. O ensino para o exercício da cidadania na educação básica brasileira (1960-2000). 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14097
Data de defesa: 26-Fev-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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