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dc.creatorOliveira, Manoel Cipriano
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:56Z-
dc.date.available2008-05-20
dc.date.available2016-06-22T18:36:56Z-
dc.date.issued2008-02-26
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Manoel Cipriano. O ensino para o exercício da cidadania na educação básica brasileira (1960-2000). 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14097-
dc.description.abstractTratase de pesquisa sur la educación para el ejercicio de la ciudadanía en el encino fundamental y medio brasileño en la según mitad del siglo XX. El corte histórico comprende las décadas de 1960 a la de 2000. Procura comprender el camino del contenido disciplinar con la finalidad de formar el ciudadano durante e después de los gobiernos militares. La constituciones, la legislación educacional federal y los manuales didácticos de las disciplinas destinadas a la construcción, asimilación y transmisión de los valores en la instrucción formal sones les documentos en que se bajea este estudio. Utiliza el método dialéctico como herramienta de la investigación y de la construcción teórica del tema. Además de la introducción, paja tres momentos: en el primero analiza el concepto de los directos de la ciudadanía en el ámbito de la modernidad; en el según, aborda la conjuntara histórica, económica, social, política y educacional en que se encuentra el espacio de la escuela brasileña en este periodo de la historia nacional. En tercero, reflecte la consolidación y la diseminación del contenido disciplinar específico del saber escolar de formación para la ciudadanía durante el regirme militar y después de la superación de este. Hace consideraciones en el sentido de abrir el debate para la posibilidad de la inclusión del encino de los directos y deberes como disciplina curricular como saber necesario a la formación para el ejercicio de la ciudadanía partir del espacio escolar.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectEstadopor
dc.subjectEspaço escolarpor
dc.subjectDisciplina escolarpor
dc.subjectCiudadaníaspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectDerechos humanosspa
dc.subjectEspacio de la escuelaspa
dc.subjectDisciplina escuelarspa
dc.subjectCidadania - Educaçãopor
dc.titleO ensino para o exercício da cidadania na educação básica brasileira (1960-2000)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gatti Júnior, Décio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728192D6por
dc.contributor.referee1Araújo, José Carlos
dc.contributor.referee2Schulz, Almiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767523T8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260834E1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoTrata-se de pesquisa sobre a educação para o exercício da cidadania no ensino fundamental e médio brasileiro na segunda metade do século XX. O corte histórico abrange as décadas de 1960 à de 2000. Tenta compreender como se deu o conteúdo disciplinar com a finalidade de formar o cidadão durante e após os governos militares. As constituições, a legislação educacional federal e os manuais didáticos das disciplinas escolares destinadas à construção, assimilação e transmissão dos valores na instrução formal são os documentos em que se assenta este estudo. Utiliza o método dialético como ferramenta de investigação e de construção teórica do tema. Após a introdução, o trabalho percorre três momentos: no primeiro analisa o conceito dos direitos de cidadania manifestos na sociedade brasileira no âmbito da modernidade; no segundo, aborda a conjuntura histórica, econômica, social, política e educacional em que se encontra o espaço escolar brasileiro neste período da história nacional; e, no terceiro, reflete sobre como a consolidação e a disseminação do conteúdo disciplinar específico do saber escolar de formação para a cidadania durante o regime militar e após a superação deste. A título de conclusão, tece algumas considerações no sentido de abrir o debate para a possibilidade da inclusão do ensino dos direitos e deveres como disciplina curricular enquanto saber necessário à formação da consciência para o exercício da cidadania a partir do espaço escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753430-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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