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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Trabalho e educação: as estratégias de controle e precarização do trabalho docente nas instituições de ensino privadas a partir do ano 2000
metadata.dc.creator: Pedroso, Sandra Gramilich
metadata.dc.contributor.advisor1: Previtalli, Fabiane Santana
metadata.dc.contributor.referee1: Sanfelice, José Luís
metadata.dc.contributor.referee2: Lucena, Carlos Alberto
metadata.dc.description.resumo: Essa dissertação analisa as condições de trabalho do professor nas Instituições de Ensino Privadas. O estudo buscou identificar os fatores que propiciam a intensificação e difíceis condições de trabalho ao professor através das categorias processo organizacional, estratégias de controle e fatores financeiros. Com base no questionamento sobre as condições de trabalho dos professores de Instituições de Ensino Privadas, sobre as estratégias de controle do trabalho e de que maneira as condições de trabalho atingem a subjetividade docente, a hipótese descrita foi que, com respeito ao trabalho do professor do ensino privado, suas características são redefinidas de acordo com o objetivo da instituição e estratégias de controle do trabalho, visando o lucro, implicando a intensificação e precarização do trabalho do professor, contribuindo para o declínio das formas coletivas de resistência, através dos sindicatos da categoria. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa foi analisar o processo de intensificação do trabalho e as condições do trabalho do professor da rede particular de ensino através da pesquisa junto ao Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte a partir da década de 2000. Para realização da pesquisa, foi feito um estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo. Os dados foram coletados por questionário e entrevista estruturada com professores de instituições de ensino privadas que trabalham no SINPRO Minas (Sindicato dos Professores de Minas Gerais). Os dados foram elucidados através da análise de conteúdo, com a análise de categorias de acordó com Bardin (2011). Os resultados obtidos demonstram que o professor vive sob situações de conflito diante da intensificação e precarização do trabalho atingindo a subjetividade docente. O que demonstra um cenário repleto de antagonismos e dificuldades no trabalho do professor através do nível de responsabilidade desse profissional ao agir como psicólogo, terapeuta, asistente social, dentre outras funções. O professor tem vivenciado um controle através de avaliações e da hierarquia nas relações de poder, com diminuição de sua autonomia diante das políticas educacionais. Outro fator nesse contexto é o baixo salário e baixo piso salarial. O professor precisa de apoio diante da realidade vivida. Dessa maneira, há a necessidade de melhorias no processo organizacional do trabalho, no papel do Estado e de todos envolvidos no proceso, para que a valorização docente aconteça na prática diária nas instituições de ensino privadas.
Abstract: This dissertation analyzes the teacher\'s working conditions in Private Education Institutions. The study sought to identify the factors that favor both the intensification and difficult working conditions to the teacher through the categories: organizational process, control strategies and financial factors. Based on the questions about the teachers working conditions in Private Institutions concerning the job control strategies, as well as how working conditions affect the teachers\' subjectivity, the hypothesis described was that, with respect to the teacher\'s private education work, its characteristics are redefined according to the purpose of the institution and working strategies control, aiming at profiting, implying intensification and precariousness of teachers\' work, contributing to the decline of collective forms of resistance through the labor unions. Thus, the main objective of this research was to analyze the private school teachers intensification of working process and conditions of work through research by the Teachers Union in Belo Horizonte, State of Minas Gerais, in the 2000s. To carry out this research, a qualitative study of descriptive nature was done. Data were collected from a questionnaire and structured interviews with private educational institutions teachers working in SINPRO Minas (Teachers Union Minas Gerais). Data were elucidated through content analysis, according Bardin s (2011) categories. The results show that the teacher lives under conflicting situations due to the intensification of work, as well as to job insecurity affecting the teachers\' subjectivity. This demonstrates a scenario full of contradictions and difficulties in the teacher\'s work through this professional level of responsibility who acts as a psychologist, therapist, social assistant, among other functions. The teacher has experienced a control through evaluations and hierarchy in power relations, with a reduction of his autonomy in the face of educational policies. Another factor in this context is the low wage and low wage floor. The teacher needs support on this reality. Hence, there is a need for improvements in organizational working process, in the role of the state and in all involved in the process, so that the teacher valorization happens in daily practice in private educational institutions.
Keywords: Trabalho Docente
Instituições de ensino privadas
Precarização do trabalho
Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais
Teaching work
Private education institutions
Precarious work
Teachers Union of the State of Minas Gerais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: PEDROSO, Sandra Gramilich. Trabalho e educação: as estratégias de controle e precarização do trabalho docente nas instituições de ensino privadas a partir do ano 2000. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14002
Issue Date: 9-Apr-2015
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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