Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13950
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: O uso do blog na alfabetização
metadata.dc.creator: Soares, Raquel Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Arena, Adriana Pastorello Buim
metadata.dc.contributor.referee1: Longarezi, Andréa Maturano
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Sônia Maria dos
metadata.dc.contributor.referee3: Peres, Selma Martines
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, com 26 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Com o objetivo de analisar os impactos da construção de um blog no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, de sujeitos em processo de alfabetização, optou-se pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação para a realização de uma sequência didática que promovesse mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e aprender a ler e a escrever no ensino fundamental. Os procedimentos de coleta e de construção dos dados durante todo o processo foram observação, entrevista e plano de ação. A análise foi realizada a partir do método interpretativo, centrado sobre os sinais ou indícios dos dados, à luz das ideias de Freinet (1974, 1977), Vigotsky (1988, 2009), Bajard (2002, 2012), Frank Smith (1991), Roger Chartier (1999), Bakhtin (2000), Calil (2012, 2012 a, 2013) e Leontiev (1978). A pesquisa evidenciou que os alunos, sujeitos desta investigação, estão envolvidos em um processo de ensino e de aprendizagem da escrita e da leitura apoiados em métodos tradicionais, vinculados ao livro didático, em atividades de prontidão e sofrem a ausência da produção de textos. As crianças pesquisadas não reconhecem o jornal como um suporte de leitura e não utilizam o computador para a produção escrita. Entretanto, ao serem motivadas a redigir notícias de sua própria autoria, utilizando o computador com a finalidade de produzir lides e postá-los em um blog construído por elas, os alunos, além de se interessarem mais pela leitura do jornal, eles reconheceram o computador com um instrumento que auxilia e facilita o processo de escritura de textos. Além disso, o plano de ensino desenvolvido neste trabalho, voltado às necessidades infantis, proporcionou que as crianças entrassem em atividade assim como propõe o conceito de Leontiev.
Abstract: This search presents a research carried out in a public school in the city of Uberlândia with 26 children enrolled in the 2nd year of elementary school. The object was analyze the impacts of a blog creation during the learning process of read and write at the literacy process; it was decided by the methodological principles of action research in order to achieve an instructional sequence that promotes changes in which subject analyzed, as well as the researcher, and generate data for analysis and understanding of the process of teaching and learning to read and write at school. Collection procedures and construction data throughout the process were observation, interview and action plan. The analysis was conducted from the interpretive method , based on the signs or indications of the data , the light of the ideas of Freinet (1974 , 1977) , Vygotsky (1988 , 2009) , Bajard (2002 , 2012) , Frank Smith (1991 ) Roger Chartier (1999) Bakhtin (2000) , Calil ( 2012, 2012 a, 2013 ) and Leontiev (1978). The research showed that students, subjects of this investigation, are involved in a process of teach and learn the writing and the reading supported by traditional methods linked in textbook, in prepared activities and the absence of production of texts. Children studied did not recognize the newspaper as a support for reading and do not use the computer to produce written. However, they were be motivated to write stories of themselves, using the computer for the purpose of producing leads and then post them on a blog, elaborated by them. The students become more interested in reading the newspaper and they recognized the computer like an instrument that helps and facilitates the process of writing texts. Furthermore, the teaching plan developed in this work, was directed to the child´s needs and it provided the children were been at activity as proposes the concept of Leontiev.
Keywords: Produção de texto
Texto informativo
Aprendizagem da escrita
Uso do computador
Elaboração de blog
Text production
Informative text
Learning of writing
Computer use
Blog s elaboration
Alfabetização
Ensino auxiliado por computador
Blogs
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOARES, Raquel Pereira. O uso do blog na alfabetização. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13950
Issue Date: 25-Nov-2013
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoBlogAlfabetizacao.pdf11.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.