Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13950
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Raquel Pereira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:32Z-
dc.date.available2014-02-27
dc.date.available2016-06-22T18:36:32Z-
dc.date.issued2013-11-25
dc.identifier.citationSOARES, Raquel Pereira. O uso do blog na alfabetização. 2013. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13950-
dc.description.abstractThis search presents a research carried out in a public school in the city of Uberlândia with 26 children enrolled in the 2nd year of elementary school. The object was analyze the impacts of a blog creation during the learning process of read and write at the literacy process; it was decided by the methodological principles of action research in order to achieve an instructional sequence that promotes changes in which subject analyzed, as well as the researcher, and generate data for analysis and understanding of the process of teaching and learning to read and write at school. Collection procedures and construction data throughout the process were observation, interview and action plan. The analysis was conducted from the interpretive method , based on the signs or indications of the data , the light of the ideas of Freinet (1974 , 1977) , Vygotsky (1988 , 2009) , Bajard (2002 , 2012) , Frank Smith (1991 ) Roger Chartier (1999) Bakhtin (2000) , Calil ( 2012, 2012 a, 2013 ) and Leontiev (1978). The research showed that students, subjects of this investigation, are involved in a process of teach and learn the writing and the reading supported by traditional methods linked in textbook, in prepared activities and the absence of production of texts. Children studied did not recognize the newspaper as a support for reading and do not use the computer to produce written. However, they were be motivated to write stories of themselves, using the computer for the purpose of producing leads and then post them on a blog, elaborated by them. The students become more interested in reading the newspaper and they recognized the computer like an instrument that helps and facilitates the process of writing texts. Furthermore, the teaching plan developed in this work, was directed to the child´s needs and it provided the children were been at activity as proposes the concept of Leontiev.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução de textopor
dc.subjectTexto informativopor
dc.subjectAprendizagem da escritapor
dc.subjectUso do computadorpor
dc.subjectElaboração de blogpor
dc.subjectText productioneng
dc.subjectInformative texteng
dc.subjectLearning of writingeng
dc.subjectComputer useeng
dc.subjectBlog s elaborationeng
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectBlogspor
dc.titleO uso do blog na alfabetizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arena, Adriana Pastorello Buim
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791554Y5por
dc.contributor.referee1Longarezi, Andréa Maturano
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797589D1por
dc.contributor.referee2Santos, Sônia Maria dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767934E3por
dc.contributor.referee3Peres, Selma Martines
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763841T7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274905Z1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida em uma escola municipal da cidade de Uberlândia, com 26 crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental. Com o objetivo de analisar os impactos da construção de um blog no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, de sujeitos em processo de alfabetização, optou-se pelos princípios metodológicos da pesquisa-ação para a realização de uma sequência didática que promovesse mudanças nos sujeitos pesquisados, assim como no pesquisador, e que gerasse dados para análise e compreensão do processo de ensinar e aprender a ler e a escrever no ensino fundamental. Os procedimentos de coleta e de construção dos dados durante todo o processo foram observação, entrevista e plano de ação. A análise foi realizada a partir do método interpretativo, centrado sobre os sinais ou indícios dos dados, à luz das ideias de Freinet (1974, 1977), Vigotsky (1988, 2009), Bajard (2002, 2012), Frank Smith (1991), Roger Chartier (1999), Bakhtin (2000), Calil (2012, 2012 a, 2013) e Leontiev (1978). A pesquisa evidenciou que os alunos, sujeitos desta investigação, estão envolvidos em um processo de ensino e de aprendizagem da escrita e da leitura apoiados em métodos tradicionais, vinculados ao livro didático, em atividades de prontidão e sofrem a ausência da produção de textos. As crianças pesquisadas não reconhecem o jornal como um suporte de leitura e não utilizam o computador para a produção escrita. Entretanto, ao serem motivadas a redigir notícias de sua própria autoria, utilizando o computador com a finalidade de produzir lides e postá-los em um blog construído por elas, os alunos, além de se interessarem mais pela leitura do jornal, eles reconheceram o computador com um instrumento que auxilia e facilita o processo de escritura de textos. Além disso, o plano de ensino desenvolvido neste trabalho, voltado às necessidades infantis, proporcionou que as crianças entrassem em atividade assim como propõe o conceito de Leontiev.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753648-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoBlogAlfabetizacao.pdf11.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.