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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Implicações do choque de gestão e reformas em Minas Gerais: a avaliação de desempenho individual (ADI) dos docentes da rede estadual de ensino de Uberlândia no período 2003/2010
Autor: Gouveia, Cíntia D´ângelo da Silva
Primer orientador: Silva, Sarita Medina da
Primer miembro de la banca: Silva, Marta Leandro
Segundo miembro de la banca: Marques, Mara Rubia Alves
Resumen: Esta dissertação desenvolvida no curso de Mestrado, na Linha Estado, Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), busca analisar a (re) definição do papel do Estado e as mudanças ocorridas na administração pública estadual mineira. Faz-se uma leitura bibliográfica e documental dos temas propostos e, analisa os documentos oficiais do governo. Analisando de forma especial o Estado e as políticas educacionais desenvolvidas durante as duas gestões do governo Aécio Neves como governador do Estado de Minas Gerais (MG), a pesquisa busca compreender os pressupostos da reforma implantada; as finalidades da gestão e seus instrumentos através do Programa Choque de Gestão. Focalizamos este estudo em torno do processo de implementação da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) dos servidores da educação do Estado de Minas Gerais nas escolas da rede estadual mineira da cidade de Uberlândia (MG) sob a lógica da nova administração pública denominada gerencial como uma estratégia política, social e econômica do governo. Desenvolve como mecanismo final, uma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário aberto a partir de visita a cinco escolas da Rede Estadual de Ensino de Uberlândia (MG). Analisa de forma subjetiva, entre os atores, quanto às perspectivas de implementação e desenvolvimento da ADI nas escolas e como ela tem influenciado o dia-a-dia da prática pedagógica dos profissionais da educação.
Abstract: This study was developed in the master s program from Universidade Federal de Uberlândia (UFU) on the field State, Policy and Management Education. It has as goal to analise the (re)definition of the role of the State and the changes of the public management from Minas Gerais (MG) State. Therefore, it was taken as methodology a literature and documental review of the subjects proposed in this study, also an analysis of official government documents. In the study, it is specially analyzed the State and the educational Policies developed during both terms of Aécio Neves as governor of Minas Gerais, the research seeks to understand the assumptions of the implemented reform; the purposes of the management and their instruments through the Choque de Gestão Program. It was focused in the study the process of the implementation of the Individual Performance Evaluation (IPE) of the Education employees from public schools of MG in Uberlândia city, under the logic of the new public management called managerial as an economical, social, political strategy. A qualitative research was developed by applying open questionnaires from the visit to five public schools of Uberlândia city (MG). It is analyzed in a subjective way, among the actors, the prospects of implementing and developing the IPE in the schools and how it has influenced the day-to-day teaching practice of education professionals.
Palabras clave: Reforma do Estado
Administração gerencial
Avaliação de desempenho individual
Reforma educacional
Trabalho docente
State reform
Managerial management
Individual performance evaluation (IPE)
Educational reform
Teaching work
Educação e estado
Política e educação - Minas Gerais
Reforma do ensino Minas Gerais
Pessoal Avaliação Minas Gerais
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: GOUVEIA, Cíntia D´ângelo da Silva. Implicações do choque de gestão e reformas em Minas Gerais: a avaliação de desempenho individual (ADI) dos docentes da rede estadual de ensino de Uberlândia no período 2003/2010. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.306
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.306
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13896
Fecha de defensa: 30-ago-2012
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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