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dc.creatorGouveia, Cíntia D´ângelo da Silva-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:24Z-
dc.date.available2012-12-20-
dc.date.available2016-06-22T18:36:24Z-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Cíntia D´ângelo da Silva. Implicações do choque de gestão e reformas em Minas Gerais: a avaliação de desempenho individual (ADI) dos docentes da rede estadual de ensino de Uberlândia no período 2003/2010. 2012. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.306por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13896-
dc.description.abstractThis study was developed in the master s program from Universidade Federal de Uberlândia (UFU) on the field State, Policy and Management Education. It has as goal to analise the (re)definition of the role of the State and the changes of the public management from Minas Gerais (MG) State. Therefore, it was taken as methodology a literature and documental review of the subjects proposed in this study, also an analysis of official government documents. In the study, it is specially analyzed the State and the educational Policies developed during both terms of Aécio Neves as governor of Minas Gerais, the research seeks to understand the assumptions of the implemented reform; the purposes of the management and their instruments through the Choque de Gestão Program. It was focused in the study the process of the implementation of the Individual Performance Evaluation (IPE) of the Education employees from public schools of MG in Uberlândia city, under the logic of the new public management called managerial as an economical, social, political strategy. A qualitative research was developed by applying open questionnaires from the visit to five public schools of Uberlândia city (MG). It is analyzed in a subjective way, among the actors, the prospects of implementing and developing the IPE in the schools and how it has influenced the day-to-day teaching practice of education professionals.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReforma do Estadopor
dc.subjectAdministração gerencialpor
dc.subjectAvaliação de desempenho individualpor
dc.subjectReforma educacionalpor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectState reformeng
dc.subjectManagerial managementeng
dc.subjectIndividual performance evaluation (IPE)eng
dc.subjectEducational reformeng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectPolítica e educação - Minas Geraispor
dc.subjectReforma do ensino Minas Geraispor
dc.subjectPessoal Avaliação Minas Geraispor
dc.titleImplicações do choque de gestão e reformas em Minas Gerais: a avaliação de desempenho individual (ADI) dos docentes da rede estadual de ensino de Uberlândia no período 2003/2010por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Sarita Medina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772657H9por
dc.contributor.referee1Silva, Marta Leandro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4755239J5por
dc.contributor.referee2Marques, Mara Rubia Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456408T0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação desenvolvida no curso de Mestrado, na Linha Estado, Política e Gestão da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), busca analisar a (re) definição do papel do Estado e as mudanças ocorridas na administração pública estadual mineira. Faz-se uma leitura bibliográfica e documental dos temas propostos e, analisa os documentos oficiais do governo. Analisando de forma especial o Estado e as políticas educacionais desenvolvidas durante as duas gestões do governo Aécio Neves como governador do Estado de Minas Gerais (MG), a pesquisa busca compreender os pressupostos da reforma implantada; as finalidades da gestão e seus instrumentos através do Programa Choque de Gestão. Focalizamos este estudo em torno do processo de implementação da Avaliação de Desempenho Individual (ADI) dos servidores da educação do Estado de Minas Gerais nas escolas da rede estadual mineira da cidade de Uberlândia (MG) sob a lógica da nova administração pública denominada gerencial como uma estratégia política, social e econômica do governo. Desenvolve como mecanismo final, uma pesquisa qualitativa através da aplicação de questionário aberto a partir de visita a cinco escolas da Rede Estadual de Ensino de Uberlândia (MG). Analisa de forma subjetiva, entre os atores, quanto às perspectivas de implementação e desenvolvimento da ADI nas escolas e como ela tem influenciado o dia-a-dia da prática pedagógica dos profissionais da educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.306-
dc.orcid.putcode81753602-
dc.crossref.doibatchid90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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