Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13887
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Interdisciplinaridade e modelagem matemática: saberes docentes em movimento na formação de professores
metadata.dc.creator: Borges, Maria Fátima Cursino
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Junior, Arlindo José de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, César Guilherme de
metadata.dc.contributor.referee2: Stahl, Nilson Sergio Peres
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de alunos do último período do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia- MG- iniciada em 2006 e concluída no ano de 2007. Os sujeitos da pesquisa eram jovens com idade entre 21 e 25 anos. O objetivo da pesquisa era investigar as possibilidades de usar Modelagem Matemática no trabalho interdisciplinar, principalmente entre a Biologia e a Matemática. As atividades da Pesquisa foram realizadas com alunos da Disciplina de Oficina de Práticas Pedagógicas, na qual os alunos apresentam oficinas práticas, sobre temas escolhidos por eles. Os temas todos deveriam abordar: História da Matemática, Análise de sites, Análise de livros didáticos, Atividades com Etnomatemática, Jogos e Modelagem Matemática. A produção de dados deu-se por meio de respostas de questionários, Entrevista, ou Conversa Coletiva com os estudantes e observação de aulas pela pesquisadora. Esses dados foram analisados respeitando-se a modalidade de pesquisa (qualitativa) e também visando atender aos objetivos propostos pela pesquisa. Apontamos a Modelagem Matemática como estratégia para a prática da Interdisciplinaridade durante a Formação dos Futuros Professores de Matemática bem como os reflexos dessa metodologia no desenvolvimento profissional dos mesmos.
Abstract: The present work consists of a carried through qualitative research with a group of pupils of the last period of the Course of Licenciatura in Mathematics of the Federal University of Uberlândia- MG- initiated in 2006 and concluded in the year of 2007. The citizens of the research were young with age between 21 and 25 years. The objective of the research was to investigate the possibilities to use Mathematical Modeling in the work to interdisciplinar, mainly between Biology and the Mathematics. The activities of the Research had been carried through with pupils of Disciplina of Workshop of Practical Pedagogical, in which the pupils present practical workshops, on subjects chosen for them. The subjects all would have to approach: History of the Mathematics, Analysis of sites, didactic book Analysis, Activities with Etnomatemática, Games and Mathematical Modeling. The production of data was given by means of answers of questionnaires, Interview, or Collective Colloquy with the students and comment of lessons for the researcher. These data had been analyzed respecting it research modality (qualitative) and also aiming at to take care of to the objectives considered for the research. We point the Mathematical Modeling as strategy with respect to the practical one of the Interdisciplinaridade during the Formation of the Future Professors of Mathematics as well as the consequences of this methodology in the professional development of the same ones.
Keywords: Educação
Educação matemática
Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Interdisciplinaridade
Education
Mathematical education
Formation of professors
Development proissional
Interdisciplinaridade
Professores de matemática - Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BORGES, Maria Fátima Cursino. Interdisciplinaridade e modelagem matemática: saberes docentes em movimento na formação de professores. 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13887
Issue Date: 30-Aug-2007
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf6.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.