Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13887
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Maria Fátima Cursino-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:23Z-
dc.date.available2012-10-19-
dc.date.available2016-06-22T18:36:23Z-
dc.date.issued2007-08-30-
dc.identifier.citationBORGES, Maria Fátima Cursino. Interdisciplinaridade e modelagem matemática: saberes docentes em movimento na formação de professores. 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2007.05por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13887-
dc.description.abstractThe present work consists of a carried through qualitative research with a group of pupils of the last period of the Course of Licenciatura in Mathematics of the Federal University of Uberlândia- MG- initiated in 2006 and concluded in the year of 2007. The citizens of the research were young with age between 21 and 25 years. The objective of the research was to investigate the possibilities to use Mathematical Modeling in the work to interdisciplinar, mainly between Biology and the Mathematics. The activities of the Research had been carried through with pupils of Disciplina of Workshop of Practical Pedagogical, in which the pupils present practical workshops, on subjects chosen for them. The subjects all would have to approach: History of the Mathematics, Analysis of sites, didactic book Analysis, Activities with Etnomatemática, Games and Mathematical Modeling. The production of data was given by means of answers of questionnaires, Interview, or Collective Colloquy with the students and comment of lessons for the researcher. These data had been analyzed respecting it research modality (qualitative) and also aiming at to take care of to the objectives considered for the research. We point the Mathematical Modeling as strategy with respect to the practical one of the Interdisciplinaridade during the Formation of the Future Professors of Mathematics as well as the consequences of this methodology in the professional development of the same ones.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectFormation of professorseng
dc.subjectDevelopment proissionaleng
dc.subjectInterdisciplinaridadeeng
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopor
dc.titleInterdisciplinaridade e modelagem matemática: saberes docentes em movimento na formação de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Almeida, César Guilherme de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727551H9por
dc.contributor.referee2Stahl, Nilson Sergio Peres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746362H6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de alunos do último período do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia- MG- iniciada em 2006 e concluída no ano de 2007. Os sujeitos da pesquisa eram jovens com idade entre 21 e 25 anos. O objetivo da pesquisa era investigar as possibilidades de usar Modelagem Matemática no trabalho interdisciplinar, principalmente entre a Biologia e a Matemática. As atividades da Pesquisa foram realizadas com alunos da Disciplina de Oficina de Práticas Pedagógicas, na qual os alunos apresentam oficinas práticas, sobre temas escolhidos por eles. Os temas todos deveriam abordar: História da Matemática, Análise de sites, Análise de livros didáticos, Atividades com Etnomatemática, Jogos e Modelagem Matemática. A produção de dados deu-se por meio de respostas de questionários, Entrevista, ou Conversa Coletiva com os estudantes e observação de aulas pela pesquisadora. Esses dados foram analisados respeitando-se a modalidade de pesquisa (qualitativa) e também visando atender aos objetivos propostos pela pesquisa. Apontamos a Modelagem Matemática como estratégia para a prática da Interdisciplinaridade durante a Formação dos Futuros Professores de Matemática bem como os reflexos dessa metodologia no desenvolvimento profissional dos mesmos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2007.05-
dc.orcid.putcode81753601-
dc.crossref.doibatchid9edc0c10-e210-490e-85c7-735c1a16f484-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf6.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.