Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13887
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Interdisciplinaridade e modelagem matemática: saberes docentes em movimento na formação de professores |
Autor: | Borges, Maria Fátima Cursino |
Primer orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primer miembro de la banca: | Almeida, César Guilherme de |
Segundo miembro de la banca: | Stahl, Nilson Sergio Peres |
Resumen: | O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa qualitativa realizada com um grupo de alunos do último período do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia- MG- iniciada em 2006 e concluída no ano de 2007. Os sujeitos da pesquisa eram jovens com idade entre 21 e 25 anos. O objetivo da pesquisa era investigar as possibilidades de usar Modelagem Matemática no trabalho interdisciplinar, principalmente entre a Biologia e a Matemática. As atividades da Pesquisa foram realizadas com alunos da Disciplina de Oficina de Práticas Pedagógicas, na qual os alunos apresentam oficinas práticas, sobre temas escolhidos por eles. Os temas todos deveriam abordar: História da Matemática, Análise de sites, Análise de livros didáticos, Atividades com Etnomatemática, Jogos e Modelagem Matemática. A produção de dados deu-se por meio de respostas de questionários, Entrevista, ou Conversa Coletiva com os estudantes e observação de aulas pela pesquisadora. Esses dados foram analisados respeitando-se a modalidade de pesquisa (qualitativa) e também visando atender aos objetivos propostos pela pesquisa. Apontamos a Modelagem Matemática como estratégia para a prática da Interdisciplinaridade durante a Formação dos Futuros Professores de Matemática bem como os reflexos dessa metodologia no desenvolvimento profissional dos mesmos. |
Abstract: | The present work consists of a carried through qualitative research with a group of pupils of the last period of the Course of Licenciatura in Mathematics of the Federal University of Uberlândia- MG- initiated in 2006 and concluded in the year of 2007. The citizens of the research were young with age between 21 and 25 years. The objective of the research was to investigate the possibilities to use Mathematical Modeling in the work to interdisciplinar, mainly between Biology and the Mathematics. The activities of the Research had been carried through with pupils of Disciplina of Workshop of Practical Pedagogical, in which the pupils present practical workshops, on subjects chosen for them. The subjects all would have to approach: History of the Mathematics, Analysis of sites, didactic book Analysis, Activities with Etnomatemática, Games and Mathematical Modeling. The production of data was given by means of answers of questionnaires, Interview, or Collective Colloquy with the students and comment of lessons for the researcher. These data had been analyzed respecting it research modality (qualitative) and also aiming at to take care of to the objectives considered for the research. We point the Mathematical Modeling as strategy with respect to the practical one of the Interdisciplinaridade during the Formation of the Future Professors of Mathematics as well as the consequences of this methodology in the professional development of the same ones. |
Palabras clave: | Educação Educação matemática Formação de professores Desenvolvimento profissional Interdisciplinaridade Education Mathematical education Formation of professors Development proissional Interdisciplinaridade Professores de matemática - Formação |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | BORGES, Maria Fátima Cursino. Interdisciplinaridade e modelagem matemática: saberes docentes em movimento na formação de professores. 2007. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2007.05 |
Identificador del documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2007.05 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13887 |
Fecha de defensa: | 30-ago-2007 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
d.pdf | 6.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.