Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Saberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática |
Autor(es): | Mendes, Márcia Aparecida |
Primeiro orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Primeiro membro da banca: | Cunha, Myrtes Dias da |
Segundo membro da banca: | Grando, Regina Celia |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa é compreender os processos desencadeados na construção e ou resgate de saberes docentes relativos ao trabalho com jogos de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Para a obtenção de dados, foram realizadas entrevistas com docentes que trabalham com jogos em sala de aula desses anos de escolarização do ensino fundamental. Para o processo de discussão, o texto foi organizado em dois eixos de análise. No primeiro enfocamos a constituição e o desenvolvimento profissional dos professores, suas experiências com os jogos em sala de aula. O segundo eixo destaca o processo de produção de saberes docentes em diferentes aspectos, por ocasião da utilização de jogos matemáticos no ensino. Na análise dos depoimentos dos entrevistados pudemos perceber a configuração dos saberes docentes, históricos e culturais, acadêmicos ou formais e os experienciais. Conclui-se que a utilização de jogos na sala de aula para o ensino de Matemática é uma estratégia com uma multiplicidade de possibilidades, positivas e negativas, que podem ocorrer ao longo do tempo. Em relação aos saberes docentes, esses são produzidos e socializados no ambiente escolar e, às vezes fora dele, uma vez que a experiência de vida do aluno e do professor se constrói e reconstrói na ação pedagógica cotidiana. |
Abstract: | The purpose of this paper is to understand the processes triggered in the building and/or the rescue of teaching knowledge related to the work with games from the fifth to the eighth grade. To collect the data, interviews with teachers, who work with games in the classrooms of those grades, were conducted. For the discussion process, the paper was divided into two axes. In the first one it was focused the constitution and the professional development of the teachers, their experiences with games in the classroom. And in the second one it is noticed the process of teacher s knowledge production in different aspects of the use of math games in teaching. In the analysis of the interviews it was possible to notice the constitution of the teacher s knowledge, historical and cultural, academic or formal and the experiences. We conclude that with the use of games in the classroom for the teaching of math, it is a strategy with multiple positive as well as negative possibilities that can occur along the time. In relation to the teacher s knowledge, they are produced and spread in the school s environment, and sometimes out of it, since the student and teacher s life experience is built and re-built in the every-day pedagogic action. |
Palavras-chave: | Jogos matemáticos Saberes docentes Ação pedagógica Math games Teacher s knowledge Pedagogic action Jogos educativos Jogos em educação matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | MENDES, Márcia Aparecida. Saberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877 |
Data de defesa: | 29-Mar-2006 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAMendes1DISSPRT.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
MAMendes2DISSPRT.pdf | 755.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.