Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMendes, Márcia Aparecida
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:21Z-
dc.date.available2006-08-21
dc.date.available2016-06-22T18:36:21Z-
dc.date.issued2006-03-29
dc.identifier.citationMENDES, Márcia Aparecida. Saberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to understand the processes triggered in the building and/or the rescue of teaching knowledge related to the work with games from the fifth to the eighth grade. To collect the data, interviews with teachers, who work with games in the classrooms of those grades, were conducted. For the discussion process, the paper was divided into two axes. In the first one it was focused the constitution and the professional development of the teachers, their experiences with games in the classroom. And in the second one it is noticed the process of teacher s knowledge production in different aspects of the use of math games in teaching. In the analysis of the interviews it was possible to notice the constitution of the teacher s knowledge, historical and cultural, academic or formal and the experiences. We conclude that with the use of games in the classroom for the teaching of math, it is a strategy with multiple positive as well as negative possibilities that can occur along the time. In relation to the teacher s knowledge, they are produced and spread in the school s environment, and sometimes out of it, since the student and teacher s life experience is built and re-built in the every-day pedagogic action.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJogos matemáticospor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectAção pedagógicapor
dc.subjectMath gameseng
dc.subjectTeacher s knowledgeeng
dc.subjectPedagogic actioneng
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectJogos em educação matemáticapor
dc.titleSaberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Cunha, Myrtes Dias da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866T6por
dc.contributor.referee2Grando, Regina Celia
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763461P0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é compreender os processos desencadeados na construção e ou resgate de saberes docentes relativos ao trabalho com jogos de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Para a obtenção de dados, foram realizadas entrevistas com docentes que trabalham com jogos em sala de aula desses anos de escolarização do ensino fundamental. Para o processo de discussão, o texto foi organizado em dois eixos de análise. No primeiro enfocamos a constituição e o desenvolvimento profissional dos professores, suas experiências com os jogos em sala de aula. O segundo eixo destaca o processo de produção de saberes docentes em diferentes aspectos, por ocasião da utilização de jogos matemáticos no ensino. Na análise dos depoimentos dos entrevistados pudemos perceber a configuração dos saberes docentes, históricos e culturais, acadêmicos ou formais e os experienciais. Conclui-se que a utilização de jogos na sala de aula para o ensino de Matemática é uma estratégia com uma multiplicidade de possibilidades, positivas e negativas, que podem ocorrer ao longo do tempo. Em relação aos saberes docentes, esses são produzidos e socializados no ambiente escolar e, às vezes fora dele, uma vez que a experiência de vida do aluno e do professor se constrói e reconstrói na ação pedagógica cotidiana.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753562-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAMendes1DISSPRT.pdf1.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MAMendes2DISSPRT.pdf755.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.