Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Márcia Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:21Z | - |
dc.date.available | 2006-08-21 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:21Z | - |
dc.date.issued | 2006-03-29 | |
dc.identifier.citation | MENDES, Márcia Aparecida. Saberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to understand the processes triggered in the building and/or the rescue of teaching knowledge related to the work with games from the fifth to the eighth grade. To collect the data, interviews with teachers, who work with games in the classrooms of those grades, were conducted. For the discussion process, the paper was divided into two axes. In the first one it was focused the constitution and the professional development of the teachers, their experiences with games in the classroom. And in the second one it is noticed the process of teacher s knowledge production in different aspects of the use of math games in teaching. In the analysis of the interviews it was possible to notice the constitution of the teacher s knowledge, historical and cultural, academic or formal and the experiences. We conclude that with the use of games in the classroom for the teaching of math, it is a strategy with multiple positive as well as negative possibilities that can occur along the time. In relation to the teacher s knowledge, they are produced and spread in the school s environment, and sometimes out of it, since the student and teacher s life experience is built and re-built in the every-day pedagogic action. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jogos matemáticos | por |
dc.subject | Saberes docentes | por |
dc.subject | Ação pedagógica | por |
dc.subject | Math games | eng |
dc.subject | Teacher s knowledge | eng |
dc.subject | Pedagogic action | eng |
dc.subject | Jogos educativos | por |
dc.subject | Jogos em educação matemática | por |
dc.title | Saberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza Junior, Arlindo José de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9 | por |
dc.contributor.referee1 | Cunha, Myrtes Dias da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866T6 | por |
dc.contributor.referee2 | Grando, Regina Celia | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763461P0 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa é compreender os processos desencadeados na construção e ou resgate de saberes docentes relativos ao trabalho com jogos de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Para a obtenção de dados, foram realizadas entrevistas com docentes que trabalham com jogos em sala de aula desses anos de escolarização do ensino fundamental. Para o processo de discussão, o texto foi organizado em dois eixos de análise. No primeiro enfocamos a constituição e o desenvolvimento profissional dos professores, suas experiências com os jogos em sala de aula. O segundo eixo destaca o processo de produção de saberes docentes em diferentes aspectos, por ocasião da utilização de jogos matemáticos no ensino. Na análise dos depoimentos dos entrevistados pudemos perceber a configuração dos saberes docentes, históricos e culturais, acadêmicos ou formais e os experienciais. Conclui-se que a utilização de jogos na sala de aula para o ensino de Matemática é uma estratégia com uma multiplicidade de possibilidades, positivas e negativas, que podem ocorrer ao longo do tempo. Em relação aos saberes docentes, esses são produzidos e socializados no ambiente escolar e, às vezes fora dele, uma vez que a experiência de vida do aluno e do professor se constrói e reconstrói na ação pedagógica cotidiana. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753562 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAMendes1DISSPRT.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open | |
MAMendes2DISSPRT.pdf | 755.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.