Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Saberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática
Autor: Mendes, Márcia Aparecida
Primer orientador: Souza Junior, Arlindo José de
Primer miembro de la banca: Cunha, Myrtes Dias da
Segundo miembro de la banca: Grando, Regina Celia
Resumen: O objetivo dessa pesquisa é compreender os processos desencadeados na construção e ou resgate de saberes docentes relativos ao trabalho com jogos de quinta a oitava séries do ensino fundamental. Para a obtenção de dados, foram realizadas entrevistas com docentes que trabalham com jogos em sala de aula desses anos de escolarização do ensino fundamental. Para o processo de discussão, o texto foi organizado em dois eixos de análise. No primeiro enfocamos a constituição e o desenvolvimento profissional dos professores, suas experiências com os jogos em sala de aula. O segundo eixo destaca o processo de produção de saberes docentes em diferentes aspectos, por ocasião da utilização de jogos matemáticos no ensino. Na análise dos depoimentos dos entrevistados pudemos perceber a configuração dos saberes docentes, históricos e culturais, acadêmicos ou formais e os experienciais. Conclui-se que a utilização de jogos na sala de aula para o ensino de Matemática é uma estratégia com uma multiplicidade de possibilidades, positivas e negativas, que podem ocorrer ao longo do tempo. Em relação aos saberes docentes, esses são produzidos e socializados no ambiente escolar e, às vezes fora dele, uma vez que a experiência de vida do aluno e do professor se constrói e reconstrói na ação pedagógica cotidiana.
Abstract: The purpose of this paper is to understand the processes triggered in the building and/or the rescue of teaching knowledge related to the work with games from the fifth to the eighth grade. To collect the data, interviews with teachers, who work with games in the classrooms of those grades, were conducted. For the discussion process, the paper was divided into two axes. In the first one it was focused the constitution and the professional development of the teachers, their experiences with games in the classroom. And in the second one it is noticed the process of teacher s knowledge production in different aspects of the use of math games in teaching. In the analysis of the interviews it was possible to notice the constitution of the teacher s knowledge, historical and cultural, academic or formal and the experiences. We conclude that with the use of games in the classroom for the teaching of math, it is a strategy with multiple positive as well as negative possibilities that can occur along the time. In relation to the teacher s knowledge, they are produced and spread in the school s environment, and sometimes out of it, since the student and teacher s life experience is built and re-built in the every-day pedagogic action.
Palabras clave: Jogos matemáticos
Saberes docentes
Ação pedagógica
Math games
Teacher s knowledge
Pedagogic action
Jogos educativos
Jogos em educação matemática
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MENDES, Márcia Aparecida. Saberes docentes sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática. 2006. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13877
Fecha de defensa: 29-mar-2006
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MAMendes1DISSPRT.pdf1.93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
MAMendes2DISSPRT.pdf755.2 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.