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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Programas Seriados de Ingresso da UFU: Entre o ideal e o real
metadata.dc.creator: Gomes, Maria Aldair
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Antonio Bosco de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza Junior, Arlindo José de
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Alberto Albuquerque
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho teve como objetivo uma interpretação sobre a concepção de alunos de uma escola da rede pública estadual de Uberlândia com referência aos programas alternativos de ingresso para a Educação Superior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Optamos por investigar uma escola estatal por entender que o público é ainda o espaço no qual temos a possibilidade de construir concepções de liberdade, igualdade de direitos e de cidadania (emancipatórias). Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa combinando fontes documentais e a construção do material empírico por meio da aplicação de um questionário. Este instrumento possibilitou-nos o acesso às concepções de cento e oitenta e quatro alunos sobre os programas seriados da Universidade Federal de Uberlândia: o PAIES e o PAAES. Dentre os aspectos mais evidenciados, e confirmando o que vários estudos já apontaram, universalizar o atendimento da Educação, obviamente, não garante qualidade de ensino e aprendizagem, bem como das bases política, social e cultural. Com relação à Educação Superior pública, o Estado não avançou na democratização e qualidade das vagas mantendo a minimização de suas responsabilidades, desinteressado em resolver (de forma radical) os problemas que atingem essa modalidade de ensino, sobretudo com relação às camadas de baixa renda da sociedade.
Abstract: Este trabajo tenía como objetivo una interpretación en el concepto de alumnos de una escuela de la red pública del estado de Uberlândia que miraba a los programas alternativos del ingreso a la educación superior de la Universidad Federal de Uberlândia (UFU). Optamos a investigar una escuela pública porque entendemos que el público sigue siendo el espacio en el cual tenemos la posibilidad para construir conceptos de la libertad, la igualdad, de los derechos y de la ciudadanía (emancipatórias). Metodologicamente, realizamos una investigación cualitativa mesclando fuentes documentales y la construcción del material empírico por medio del uso de un cuestionario. Este instrumento nos proporcionó el acceso a las concepciones de cientos y ochenta y cuatro alumnos con relación a los programas seriados de la Universidad Federal de Uberlândia: el PAIES y el PAAES. Entre los aspectos evidenciados, y confirmando lo que habían señalado algunos estudios, la universalización de la educación, obviamente, no garantiza la calidad de la educación y de aprender, así como de la política de las bases, social y cultural. Con respecto a la educación superior pública, el estado no avanzó en la democratización y la calidad del vacante manteniendo el minimización de sus responsabilidades, desinteresado en decidir (de la forma radical) a los problemas que alcanzan esta modalidad de la educación, sobre todo con respecto a la población infortunada de la sociedad.
Keywords: Educação superior
Programas seriados
Políticas educacionais
Vestibular
Educación superior
Universidades e faculdades Ingresso
Ensino superior e Estado
Exame vestibular
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: GOMES, Maria Aldair. Programas Seriados de Ingresso da UFU: Entre o ideal e o real. 2009. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13800
Issue Date: 25-Aug-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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