Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13796
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Ambiente de Aprendizagem na Escola Noturna : Ensinando e Aprendendo Matemática com Tecnologias da Informação e Comunicação
metadata.dc.creator: Fonseca, Douglas Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza Junior, Arlindo José de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, César Guilherme de
metadata.dc.contributor.referee2: Stahl, Nilson Sergio Peres
metadata.dc.description.resumo: Nessa investigação, procuramos trabalhar com os saberes coletivos na escola pública estadual na disciplina de Matemática em duas turmas do segundo ano do ensino médio noturno no conteúdo de Trigonometria com a utilização das novas tecnologias aplicadas ao ensino. Transformar a escola em um ambiente de aprendizagem e não fixá-lo apenas à sala de aula, foi o início das nossas atividades quando levamos as turmas para o laboratório de informática da escola que se alocava em sua biblioteca. Problemas estruturais e organizacionais dificultam o trabalho docente, mas quando o coletivo se une, as coisas acontecem. Foi desta maneira nosso trabalho no ano de 2007 em uma escola estadual periférica na cidade de Uberlândia, com utilização das tecnologias da informação e comunicação. As escolas estão recebendo computadores, projetores, mas falta capacitação de funcionários e professores para utilizarem estes mecanismos, e o principal é entender que estas ferramentas tendem ao auxílio das tarefas escolares e não uma maneira de retardar o processo de aprendizagem, já que nossos alunos se deparam a todo o momento com o uso de computador, seja na sua casa, seja em uma lan house. Utilizamos os Objetos de aprendizagem, que são ferramentas produzidas por nossas universidades públicas e voltadas para auxílio dos professores ao ensino já que em muitos casos, pode-se substituir a abstração por uma animação do objeto. Entendemos que se alunos não tiverem acesso a estas tecnologias em seu ensino regular, podem estar sujeitos a não terem outra oportunidade, e isto vai de alguma maneira, influenciá-lo em seu futuro trabalho, já que possuir ensino básico e noções de informática é requisito mínimo para se conseguir um emprego hoje em dia. Cabe então ao Estado dar condições apropriadas às escolas para que este tipo de prática docente que ocorreu nesta escola seja natural e não uma exceção.
Keywords: Tecnologia educacional
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Escolas públicas
Ambientes de aprendizagem
Educação matemática
Tecnologias da informação e comunicação
Learning environments
Mathematics education
Information technology and communication
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FONSECA, Douglas Silva. Ambiente de Aprendizagem na Escola Noturna : Ensinando e Aprendendo Matemática com Tecnologias da Informação e Comunicação. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13796
Issue Date: 28-Aug-2009
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Douglas.pdf7.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.