Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13796
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Douglas Silva-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:10Z-
dc.date.available2009-12-02-
dc.date.available2016-06-22T18:36:10Z-
dc.date.issued2009-08-28-
dc.identifier.citationFONSECA, Douglas Silva. Ambiente de Aprendizagem na Escola Noturna: ensinando e aprendendo Matemática com tecnologias da informação e comunicação. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13796-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subjectAmbientes de aprendizagempor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectLearning environmentseng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectInformation technology and communicationeng
dc.titleAmbiente de Aprendizagem na Escola Noturna: ensinando e aprendendo Matemática com tecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Almeida, César Guilherme de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727551H9por
dc.contributor.referee2Stahl, Nilson Sergio Peres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746362H6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNessa investigação, procuramos trabalhar com os saberes coletivos na escola pública estadual na disciplina de Matemática em duas turmas do segundo ano do ensino médio noturno no conteúdo de Trigonometria com a utilização das novas tecnologias aplicadas ao ensino. Transformar a escola em um ambiente de aprendizagem e não fixá-lo apenas à sala de aula, foi o início das nossas atividades quando levamos as turmas para o laboratório de informática da escola que se alocava em sua biblioteca. Problemas estruturais e organizacionais dificultam o trabalho docente, mas quando o coletivo se une, as coisas acontecem. Foi desta maneira nosso trabalho no ano de 2007 em uma escola estadual periférica na cidade de Uberlândia, com utilização das tecnologias da informação e comunicação. As escolas estão recebendo computadores, projetores, mas falta capacitação de funcionários e professores para utilizarem estes mecanismos, e o principal é entender que estas ferramentas tendem ao auxílio das tarefas escolares e não uma maneira de retardar o processo de aprendizagem, já que nossos alunos se deparam a todo o momento com o uso de computador, seja na sua casa, seja em uma lan house. Utilizamos os Objetos de aprendizagem, que são ferramentas produzidas por nossas universidades públicas e voltadas para auxílio dos professores ao ensino já que em muitos casos, pode-se substituir a abstração por uma animação do objeto. Entendemos que se alunos não tiverem acesso a estas tecnologias em seu ensino regular, podem estar sujeitos a não terem outra oportunidade, e isto vai de alguma maneira, influenciá-lo em seu futuro trabalho, já que possuir ensino básico e noções de informática é requisito mínimo para se conseguir um emprego hoje em dia. Cabe então ao Estado dar condições apropriadas às escolas para que este tipo de prática docente que ocorreu nesta escola seja natural e não uma exceção.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753836-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmbienteAprendizagemEscola.pdf7.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.