Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Cursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos: ano de 1999 |
Autor(es): | Oliveira, Maria Regina Celi de |
Primeiro orientador: | Veiga, Ilma Passos Alencastro |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Selva |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Maria Helena Silva de Oliveira |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi refletir sobre as contribuições dos Cursos de Licenciatura para o exercício profissional. O universo da pesquisa foi constituído pelos egressos dos Cursos de Licenciatura do Campus Umuarama - Sede da Universidade Paranaense - UNIPAR, num total de duzentos e sessenta e cinco concluintes do ano de 1999. Como instrumento para o levantamento dos dados da pesquisa, utilizei um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram enviados cento e treze questionários, dos quais, oitenta e dois foram respondidos, sendo que, um total de vinte e cinco já atuava no magistério antes do ingresso no Curso de Licenciatura e trinta não exerciam a profissão, durante ou depois do curso concluído. Participaram, portanto, da amostra um total de vinte e sete egressos que se encontravam em exercício na Comarca de Umuarama, perfazendo um total de 92% do sexo feminino e 4,4% do sexo masculino. A análise dos dados coletados revelou que, na visão dos egressos, a organização curricular do curso concluído foi relevante para o exercício da profissão. Os resultados evidenciaram, também, alguns pontos chaves relativos a má preparação de alguns professores, assim como a deficiência que trouxeram do Ensino Médio concluído. Os pontos fortes encontramse relacionados com o trabalho crítico-reflexivo da maioria dos professores. Como sugestões e encaminhamentos para implementação de melhorias nos Cursos de Licenciatura, verificou-se a necessidade da Universidade investir num trabalho coletivo junto aos seus professores para transformar a prática avaliativa que, na visão dos egressos, devem embasar-se em critérios melhor elaborados e pautar-se numa prática de avaliação contínua do processo ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Universidade Paranaense (UNIPAR) - Avaliação Universidades e faculdades - Avaliação Professores - Formação Educação - Ensino superior - Formação de professores Escolas normais - Estudo e ensino (Superior) - Currículos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | OLIVEIRA, Maria Regina Celi de. Cursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos: ano de 1999. 2001. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772 |
Data de defesa: | 19-Dez-2001 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CursosLicenciaturaUNIPAR.pdf | 260.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.