Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Cursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos - ano de 1999
metadata.dc.creator: Oliveira, Maria Regina Celi de
metadata.dc.contributor.advisor1: Veiga, Ilma Passos Alencastro
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Selva
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Maria Helena Silva de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste estudo foi refletir sobre as contribuições dos Cursos de Licenciatura para o exercício profissional. O universo da pesquisa foi constituído pelos egressos dos Cursos de Licenciatura do Campus Umuarama - Sede da Universidade Paranaense - UNIPAR, num total de duzentos e sessenta e cinco concluintes do ano de 1999. Como instrumento para o levantamento dos dados da pesquisa, utilizei um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram enviados cento e treze questionários, dos quais, oitenta e dois foram respondidos, sendo que, um total de vinte e cinco já atuava no magistério antes do ingresso no Curso de Licenciatura e trinta não exerciam a profissão, durante ou depois do curso concluído. Participaram, portanto, da amostra um total de vinte e sete egressos que se encontravam em exercício na Comarca de Umuarama, perfazendo um total de 92% do sexo feminino e 4,4% do sexo masculino. A análise dos dados coletados revelou que, na visão dos egressos, a organização curricular do curso concluído foi relevante para o exercício da profissão. Os resultados evidenciaram, também, alguns pontos chaves relativos a má preparação de alguns professores, assim como a deficiência que trouxeram do Ensino Médio concluído. Os pontos fortes encontramse relacionados com o trabalho crítico-reflexivo da maioria dos professores. Como sugestões e encaminhamentos para implementação de melhorias nos Cursos de Licenciatura, verificou-se a necessidade da Universidade investir num trabalho coletivo junto aos seus professores para transformar a prática avaliativa que, na visão dos egressos, devem embasar-se em critérios melhor elaborados e pautar-se numa prática de avaliação contínua do processo ensino-aprendizagem.
Keywords: Universidade Paranaense (UNIPAR) - Avaliação
Universidades e faculdades - Avaliação
Professores - Formação
Educação - Ensino superior - Formação de professores
Escolas normais - Estudo e ensino (Superior) - Currículos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Maria Regina Celi de. Cursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos - ano de 1999. 2001. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772
Issue Date: 19-Dec-2001
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria.pdf260.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.