Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos: ano de 1999
Autor: Oliveira, Maria Regina Celi de
Primer orientador: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Primer miembro de la banca: Guimarães, Selva
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Maria Helena Silva de Oliveira
Resumen: O objetivo deste estudo foi refletir sobre as contribuições dos Cursos de Licenciatura para o exercício profissional. O universo da pesquisa foi constituído pelos egressos dos Cursos de Licenciatura do Campus Umuarama - Sede da Universidade Paranaense - UNIPAR, num total de duzentos e sessenta e cinco concluintes do ano de 1999. Como instrumento para o levantamento dos dados da pesquisa, utilizei um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram enviados cento e treze questionários, dos quais, oitenta e dois foram respondidos, sendo que, um total de vinte e cinco já atuava no magistério antes do ingresso no Curso de Licenciatura e trinta não exerciam a profissão, durante ou depois do curso concluído. Participaram, portanto, da amostra um total de vinte e sete egressos que se encontravam em exercício na Comarca de Umuarama, perfazendo um total de 92% do sexo feminino e 4,4% do sexo masculino. A análise dos dados coletados revelou que, na visão dos egressos, a organização curricular do curso concluído foi relevante para o exercício da profissão. Os resultados evidenciaram, também, alguns pontos chaves relativos a má preparação de alguns professores, assim como a deficiência que trouxeram do Ensino Médio concluído. Os pontos fortes encontramse relacionados com o trabalho crítico-reflexivo da maioria dos professores. Como sugestões e encaminhamentos para implementação de melhorias nos Cursos de Licenciatura, verificou-se a necessidade da Universidade investir num trabalho coletivo junto aos seus professores para transformar a prática avaliativa que, na visão dos egressos, devem embasar-se em critérios melhor elaborados e pautar-se numa prática de avaliação contínua do processo ensino-aprendizagem.
Palabras clave: Universidade Paranaense (UNIPAR) - Avaliação
Universidades e faculdades - Avaliação
Professores - Formação
Educação - Ensino superior - Formação de professores
Escolas normais - Estudo e ensino (Superior) - Currículos
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: OLIVEIRA, Maria Regina Celi de. Cursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos: ano de 1999. 2001. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772
Fecha de defensa: 19-dic-2001
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CursosLicenciaturaUNIPAR.pdf260.64 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.