Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Maria Regina Celi de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:07Z-
dc.date.available2009-05-18-
dc.date.available2016-06-22T18:36:07Z-
dc.date.issued2001-12-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Regina Celi de. Cursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos: ano de 1999. 2001. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13772-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidade Paranaense (UNIPAR) - Avaliaçãopor
dc.subjectUniversidades e faculdades - Avaliaçãopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação - Ensino superior - Formação de professorespor
dc.subjectEscolas normais - Estudo e ensino (Superior) - Currículospor
dc.titleCursos de licenciatura da Universidade Paranaense - UNIPAR sob a visão dos egressos: ano de 1999por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Veiga, Ilma Passos Alencastro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799741T4por
dc.contributor.referee1Guimarães, Selva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768572T2por
dc.contributor.referee2Carvalho, Maria Helena Silva de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732997J7por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi refletir sobre as contribuições dos Cursos de Licenciatura para o exercício profissional. O universo da pesquisa foi constituído pelos egressos dos Cursos de Licenciatura do Campus Umuarama - Sede da Universidade Paranaense - UNIPAR, num total de duzentos e sessenta e cinco concluintes do ano de 1999. Como instrumento para o levantamento dos dados da pesquisa, utilizei um questionário com perguntas abertas e fechadas. Foram enviados cento e treze questionários, dos quais, oitenta e dois foram respondidos, sendo que, um total de vinte e cinco já atuava no magistério antes do ingresso no Curso de Licenciatura e trinta não exerciam a profissão, durante ou depois do curso concluído. Participaram, portanto, da amostra um total de vinte e sete egressos que se encontravam em exercício na Comarca de Umuarama, perfazendo um total de 92% do sexo feminino e 4,4% do sexo masculino. A análise dos dados coletados revelou que, na visão dos egressos, a organização curricular do curso concluído foi relevante para o exercício da profissão. Os resultados evidenciaram, também, alguns pontos chaves relativos a má preparação de alguns professores, assim como a deficiência que trouxeram do Ensino Médio concluído. Os pontos fortes encontramse relacionados com o trabalho crítico-reflexivo da maioria dos professores. Como sugestões e encaminhamentos para implementação de melhorias nos Cursos de Licenciatura, verificou-se a necessidade da Universidade investir num trabalho coletivo junto aos seus professores para transformar a prática avaliativa que, na visão dos egressos, devem embasar-se em critérios melhor elaborados e pautar-se numa prática de avaliação contínua do processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753868-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CursosLicenciaturaUNIPAR.pdf260.64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.