Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência |
Título(s) alternativo(s): | Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition |
Autor(es): | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Primeiro orientador: | Tápia, Luis Ernesto Rodriguez |
Resumo: | Estudo de orientação teórica fenomenológoco-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso e descompromisso da Instituição Escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino-aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência. |
Abstract: | Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition. |
Palavras-chave: | Evasão e repetência Escola noturna Descrição fenomenologia Evasion and year repetition Night school Phenomenological description Aprendizagem Escolas noturnas Psicologia da aprendizagem Ensino |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743 |
Data de defesa: | 3-Out-1992 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Betania.pdf | 348.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.