Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Estudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetência
Other Titles: Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition
metadata.dc.creator: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
metadata.dc.contributor.advisor1: Tapia, Luis Ernesto Rodriguez
metadata.dc.description.resumo: Estudo de orientação teórica fenomenológoco-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso e descompromisso da Instituição Escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino-aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.
Abstract: Phenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.
Keywords: Evasão e repetência
Escola noturna
Descrição fenomenologia
Evasion and year repetition
Night school
Phenomenological description
Aprendizagem
Escolas noturnas
Psicologia da aprendizagem
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: RIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743
Issue Date: 3-Oct-1992
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Betania.pdf348.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.