Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Betânia de Oliveira Laterza-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:02Z-
dc.date.available2008-11-05-
dc.date.available2016-06-22T18:36:02Z-
dc.date.issued1992-10-03-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Betania de Oliveira Laterza. Phenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetition. 1992. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1992.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13743-
dc.description.abstractPhenomenological-existential oriented study concerning teaching and learning relationship in night schools. Using as starting point a statistical description of the phenomena of school evasion and year repetition, it intends to reveal school, commitment/non commitment with the student project life and vice-versa. Data were collected through interviews and questionnaires, examination of documents and/or official statistics available. The used research subjects were 20 (twenty) repeaters from 5ª to 8ª series and 10 (ten) teachers from two nocturnal schools in Ituiutaba/MG. Research material description and analysis suggest an evident disconnection between the students meaningful world and formal contents of the teaching and learning process. It concludes that this very fact would take the school not to commit itself with the project of life of the worker student and vice-versa, thus both of them contributing to aetiology of school evasion and year, repetition.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvasão e repetênciapor
dc.subjectEscola noturnapor
dc.subjectDescrição fenomenologiapor
dc.subjectEvasion and year repetitioneng
dc.subjectNight schooleng
dc.subjectPhenomenological descriptioneng
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEscolas noturnaspor
dc.subjectPsicologia da aprendizagempor
dc.subjectEnsinopor
dc.titleEstudo fenomenológico do ensino aprendizagem na escola noturna: casuística de evasão e repetênciapor
dc.title.alternativePhenomenological case study on teaching and learning in night school evasion and year repetitioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tápia, Luis Ernesto Rodriguez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787819U9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793204Z0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEstudo de orientação teórica fenomenológoco-existencial da relação ensino-aprendizagem na escola noturna. A partir da descrição dos fenômenos da evasão e repetência, procura-se explicitar o compromisso e descompromisso da Instituição Escolar, para com o projeto de vida do estudante noturno e deste último para com a primeira. Procede-se a coleta de dados através de entrevistas, questionários e estudo de documentação e estatísticas oficiais disponíveis. Inclui-se a descrição e análise de experiências de ensino-aprendizagem no caso de 2 (duas) escolas noturnas de Ituiutaba/MG. Os sujeitos consistem de 20 alunos repetentes de 5ª a 8ª série e de 10 (dez) professores dessas escolas. A descrição e análise do material de pesquisa sugere uma evidente desconexão entre o mundo significativo do aluno e o conteúdo formal do processo ensino-aprendizagem. Isso levaria a escola a não comprometer-se com o projeto existencial do aluno-trabalhador e vice-versa, contribuindo ambos para a etiologia da evasão e repetência.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753424-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Betania.pdf348.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.