Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13712
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951)
Autor(es): Cruz, André Silvério da
Primeiro orientador: Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
Primeiro membro da banca: Araujo, Jose Carlos Souza
Segundo membro da banca: Vechia, Ariclê
Resumo: O quadro histórico do Segundo Reinado e sua transição para as seis primeiras décadas do Brasil Republicano é o contexto da pesquisa bibliográfica dedicada ao estudo da gênese do ensino de Filosofia na escola secundária até a vigência da ordem republicana. A dissertação está situada na área da História da Educação e se inscreve na linha de pesquisa da História das Disciplinas escolares. O objetivo do trabalho é a apresentação do ambiente cultural que emoldura a vida escolar. No desenvolvimento da dissertação, são destacados o processo de transposição das idéias filosóficas conservadoras oriundas da Europa no discurso do século XIX e a influência que tiveram na educação e na formação da escola secundária. Posteriormente, foram analisados os conteúdos curriculares de Filosofia presentes nos sucessivos Programas de Ensino do Colégio Pedro II - fundado em 1837 - que exerciam o papel de padrão de Ensino Secundário no país. Os resultados da pesquisa evidenciaram a situação adversa para o estabelecimento da Filosofia na cultura escolar, não só pela instabilidade política, mas, sobretudo, pela falta de autonomia da cultura brasileira no período analisado, o que acarretou a situação de dependência dos programas de ensino e em especial a Filosofia, que ficou à mercê das predileções dos agentes estatais responsáveis pela oferta do ensino oficial.
Palavras-chave: Educação
Disciplinas escolares
História
Idéias filosóficas
Filosofia - Estudo e ensino
Educação - História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: CRUZ, André Silvério da. O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951). 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13712
Data de defesa: 28-Ago-2006
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andre.pdf913.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.