Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13712
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951) |
Autor: | Cruz, André Silvério da |
Primer orientador: | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira |
Primer miembro de la banca: | Araujo, Jose Carlos Souza |
Segundo miembro de la banca: | Vechia, Ariclê |
Resumen: | O quadro histórico do Segundo Reinado e sua transição para as seis primeiras décadas do Brasil Republicano é o contexto da pesquisa bibliográfica dedicada ao estudo da gênese do ensino de Filosofia na escola secundária até a vigência da ordem republicana. A dissertação está situada na área da História da Educação e se inscreve na linha de pesquisa da História das Disciplinas escolares. O objetivo do trabalho é a apresentação do ambiente cultural que emoldura a vida escolar. No desenvolvimento da dissertação, são destacados o processo de transposição das idéias filosóficas conservadoras oriundas da Europa no discurso do século XIX e a influência que tiveram na educação e na formação da escola secundária. Posteriormente, foram analisados os conteúdos curriculares de Filosofia presentes nos sucessivos Programas de Ensino do Colégio Pedro II - fundado em 1837 - que exerciam o papel de padrão de Ensino Secundário no país. Os resultados da pesquisa evidenciaram a situação adversa para o estabelecimento da Filosofia na cultura escolar, não só pela instabilidade política, mas, sobretudo, pela falta de autonomia da cultura brasileira no período analisado, o que acarretou a situação de dependência dos programas de ensino e em especial a Filosofia, que ficou à mercê das predileções dos agentes estatais responsáveis pela oferta do ensino oficial. |
Palabras clave: | Educação Disciplinas escolares História Idéias filosóficas Filosofia - Estudo e ensino Educação - História |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla de la institución: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Cita: | CRUZ, André Silvério da. O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951). 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13712 |
Fecha de defensa: | 28-ago-2006 |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andre.pdf | 913.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.