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dc.creatorCruz, André Silvério da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:57Z-
dc.date.available2008-06-04
dc.date.available2016-06-22T18:35:57Z-
dc.date.issued2006-08-28
dc.identifier.citationCRUZ, André Silvério da. O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951). 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13712-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDisciplinas escolarespor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectIdéias filosóficaspor
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.titleO pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6por
dc.contributor.referee1Araujo, Jose Carlos Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6por
dc.contributor.referee2Vechia, Ariclê
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708643A1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211243P4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO quadro histórico do Segundo Reinado e sua transição para as seis primeiras décadas do Brasil Republicano é o contexto da pesquisa bibliográfica dedicada ao estudo da gênese do ensino de Filosofia na escola secundária até a vigência da ordem republicana. A dissertação está situada na área da História da Educação e se inscreve na linha de pesquisa da História das Disciplinas escolares. O objetivo do trabalho é a apresentação do ambiente cultural que emoldura a vida escolar. No desenvolvimento da dissertação, são destacados o processo de transposição das idéias filosóficas conservadoras oriundas da Europa no discurso do século XIX e a influência que tiveram na educação e na formação da escola secundária. Posteriormente, foram analisados os conteúdos curriculares de Filosofia presentes nos sucessivos Programas de Ensino do Colégio Pedro II - fundado em 1837 - que exerciam o papel de padrão de Ensino Secundário no país. Os resultados da pesquisa evidenciaram a situação adversa para o estabelecimento da Filosofia na cultura escolar, não só pela instabilidade política, mas, sobretudo, pela falta de autonomia da cultura brasileira no período analisado, o que acarretou a situação de dependência dos programas de ensino e em especial a Filosofia, que ficou à mercê das predileções dos agentes estatais responsáveis pela oferta do ensino oficial.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753376-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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