Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13712
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cruz, André Silvério da | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:35:57Z | - |
dc.date.available | 2008-06-04 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:35:57Z | - |
dc.date.issued | 2006-08-28 | |
dc.identifier.citation | CRUZ, André Silvério da. O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951). 2006. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13712 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Disciplinas escolares | por |
dc.subject | História | por |
dc.subject | Idéias filosóficas | por |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Educação - História | por |
dc.title | O pensamento filosófico e o ensino de filosofia na escola secundária brasileira : uma interpretação dos programas de ensino de Colégio Pedro II (1837-1951) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Guido, Humberto Aparecido de Oliveira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6 | por |
dc.contributor.referee1 | Araujo, Jose Carlos Souza | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6 | por |
dc.contributor.referee2 | Vechia, Ariclê | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708643A1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4211243P4 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | O quadro histórico do Segundo Reinado e sua transição para as seis primeiras décadas do Brasil Republicano é o contexto da pesquisa bibliográfica dedicada ao estudo da gênese do ensino de Filosofia na escola secundária até a vigência da ordem republicana. A dissertação está situada na área da História da Educação e se inscreve na linha de pesquisa da História das Disciplinas escolares. O objetivo do trabalho é a apresentação do ambiente cultural que emoldura a vida escolar. No desenvolvimento da dissertação, são destacados o processo de transposição das idéias filosóficas conservadoras oriundas da Europa no discurso do século XIX e a influência que tiveram na educação e na formação da escola secundária. Posteriormente, foram analisados os conteúdos curriculares de Filosofia presentes nos sucessivos Programas de Ensino do Colégio Pedro II - fundado em 1837 - que exerciam o papel de padrão de Ensino Secundário no país. Os resultados da pesquisa evidenciaram a situação adversa para o estabelecimento da Filosofia na cultura escolar, não só pela instabilidade política, mas, sobretudo, pela falta de autonomia da cultura brasileira no período analisado, o que acarretou a situação de dependência dos programas de ensino e em especial a Filosofia, que ficou à mercê das predileções dos agentes estatais responsáveis pela oferta do ensino oficial. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753376 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.