Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação |
Autor(es): | Nascimento, Ruben de Oliveira |
Primeiro orientador: | Longarezi, Andrea Maturano |
Primeiro membro da banca: | Aquino, Orlando Fernandéz |
Segundo membro da banca: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
Terceiro membro da banca: | Silva, Diva Souza |
Quarto membro da banca: | Bernardes, Maria Eliza Mattosinho |
Resumo: | Este trabalho é uma pesquisa sobre mediação na teoria de Lev Vigotski, realizado por meio de um profundo estudo teórico-bibliográfico. A pesquisa procurou discernir nos argumentos de Vigotski, ao longo de sua obra, o uso e a definição do termo mediação e suas implicações para o processo educativo. A pesquisa mostrou que mediação é uma discussão presente desde os primeiros escritos psicológicos e pedagógicos de Vigotski, sendo empregada até o final de sua obra, norteando sua análise de Educação e desenvolvimento. Nos textos pesquisados encontramos as seguintes formas de mediação comentadas pelo autor: mediatização dos reflexos psíquicos, mediação pela ciência, ação mediada pela operação do signo, mediação social e mediação dos conceitos. Concluímos que o estudo da base dialética de mediação e sua ligação com o problema educativo e o desenvolvimento humano, são indispensáveis para sua definição e fundamental para se pensar suas contribuições para o processo de ensino que se proponha vigotskiano. |
Abstract: | Este trabajo es una investigación sobre mediación en la teoría de Lev Vigotski, realizado por medio de un profundo estudio teórico-bibliográfico. La investigación procuró discernir en los argumentos de Vigotski, a lo largo de su obra, el uso y la definición del término mediación y sus implicaciones para el proceso educativo. El trabajo mostró que la mediación es una discusión presente desde los primeros escritos psicológicos y pedagógicos de Vigotski, siendo empleada hasta el final de su obra, norteando su análisis sobre Educación y desarrollo. En los textos investigados encontramos las siguientes formas de mediación comentadas por el autor: mediatización de los reflejos psíquicos, mediación por la ciencia, acción mediada por la operación del signo, mediación social y mediación de los conceptos. Concluimos que el estudio de base dialéctica de mediación y su ligación con el problema educativo y el desarrollo humano, son indispensables para su definición y fundamental para pensar sus contribuciones para el proceso de enseñanza que se proponga ser vigotskiano. |
Palavras-chave: | Educação Lev Vigotski Mediação Educación Mediación |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | NASCIMENTO, Ruben de Oliveira. Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação. 2014. 416 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.99 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.99 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673 |
Data de defesa: | 19-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoMediacaoTeoria.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.