Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673
metadata.dc.type: Tese
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação
metadata.dc.creator: Nascimento, Ruben de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Longarezi, Andréa Maturano
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, Orlando Fernandéz
metadata.dc.contributor.referee2: Arena, Adriana Pastorello Buim
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Diva Souza
metadata.dc.contributor.referee4: Bernardes, Maria Eliza Mattosinho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma pesquisa sobre mediação na teoria de Lev Vigotski, realizado por meio de um profundo estudo teórico-bibliográfico. A pesquisa procurou discernir nos argumentos de Vigotski, ao longo de sua obra, o uso e a definição do termo mediação e suas implicações para o processo educativo. A pesquisa mostrou que mediação é uma discussão presente desde os primeiros escritos psicológicos e pedagógicos de Vigotski, sendo empregada até o final de sua obra, norteando sua análise de Educação e desenvolvimento. Nos textos pesquisados encontramos as seguintes formas de mediação comentadas pelo autor: mediatização dos reflexos psíquicos, mediação pela ciência, ação mediada pela operação do signo, mediação social e mediação dos conceitos. Concluímos que o estudo da base dialética de mediação e sua ligação com o problema educativo e o desenvolvimento humano, são indispensáveis para sua definição e fundamental para se pensar suas contribuições para o processo de ensino que se proponha vigotskiano.
Abstract: Este trabajo es una investigación sobre mediación en la teoría de Lev Vigotski, realizado por medio de un profundo estudio teórico-bibliográfico. La investigación procuró discernir en los argumentos de Vigotski, a lo largo de su obra, el uso y la definición del término mediación y sus implicaciones para el proceso educativo. El trabajo mostró que la mediación es una discusión presente desde los primeros escritos psicológicos y pedagógicos de Vigotski, siendo empleada hasta el final de su obra, norteando su análisis sobre Educación y desarrollo. En los textos investigados encontramos las siguientes formas de mediación comentadas por el autor: mediatización de los reflejos psíquicos, mediación por la ciencia, acción mediada por la operación del signo, mediación social y mediación de los conceptos. Concluimos que el estudio de base dialéctica de mediación y su ligación con el problema educativo y el desarrollo humano, son indispensables para su definición y fundamental para pensar sus contribuciones para el proceso de enseñanza que se proponga ser vigotskiano.
Keywords: Educação
Lev Vigotski
Mediação
Educación
Mediación
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, Ruben de Oliveira. Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação. 2014. 416 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673
Issue Date: 19-Aug-2014
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoMediacaoTeoria.pdf3.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.