Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação |
Author: | Nascimento, Ruben de Oliveira |
First Advisor: | Longarezi, Andrea Maturano |
First member of the Committee: | Aquino, Orlando Fernandéz |
Second member of the Committee: | Arena, Adriana Pastorello Buim |
Third member of the Committee: | Silva, Diva Souza |
Fourth member of the Committee: | Bernardes, Maria Eliza Mattosinho |
Summary: | Este trabalho é uma pesquisa sobre mediação na teoria de Lev Vigotski, realizado por meio de um profundo estudo teórico-bibliográfico. A pesquisa procurou discernir nos argumentos de Vigotski, ao longo de sua obra, o uso e a definição do termo mediação e suas implicações para o processo educativo. A pesquisa mostrou que mediação é uma discussão presente desde os primeiros escritos psicológicos e pedagógicos de Vigotski, sendo empregada até o final de sua obra, norteando sua análise de Educação e desenvolvimento. Nos textos pesquisados encontramos as seguintes formas de mediação comentadas pelo autor: mediatização dos reflexos psíquicos, mediação pela ciência, ação mediada pela operação do signo, mediação social e mediação dos conceitos. Concluímos que o estudo da base dialética de mediação e sua ligação com o problema educativo e o desenvolvimento humano, são indispensáveis para sua definição e fundamental para se pensar suas contribuições para o processo de ensino que se proponha vigotskiano. |
Abstract: | Este trabajo es una investigación sobre mediación en la teoría de Lev Vigotski, realizado por medio de un profundo estudio teórico-bibliográfico. La investigación procuró discernir en los argumentos de Vigotski, a lo largo de su obra, el uso y la definición del término mediación y sus implicaciones para el proceso educativo. El trabajo mostró que la mediación es una discusión presente desde los primeros escritos psicológicos y pedagógicos de Vigotski, siendo empleada hasta el final de su obra, norteando su análisis sobre Educación y desarrollo. En los textos investigados encontramos las siguientes formas de mediación comentadas por el autor: mediatización de los reflejos psíquicos, mediación por la ciencia, acción mediada por la operación del signo, mediación social y mediación de los conceptos. Concluimos que el estudio de base dialéctica de mediación y su ligación con el problema educativo y el desarrollo humano, son indispensables para su definición y fundamental para pensar sus contribuciones para el proceso de enseñanza que se proponga ser vigotskiano. |
Keywords: | Educação Lev Vigotski Mediação Educación Mediación |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Institution Acronym: | UFU |
Department: | Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | NASCIMENTO, Ruben de Oliveira. Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação. 2014. 416 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.99 |
Document identifier: | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.99 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673 |
Date of defense: | 19-Aug-2014 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoMediacaoTeoria.pdf | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.