Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Ruben de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:46Z-
dc.date.available2014-11-27-
dc.date.available2016-06-22T18:35:46Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ruben de Oliveira. Um estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educação. 2014. 416 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.99por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13673-
dc.description.abstractEste trabajo es una investigación sobre mediación en la teoría de Lev Vigotski, realizado por medio de un profundo estudio teórico-bibliográfico. La investigación procuró discernir en los argumentos de Vigotski, a lo largo de su obra, el uso y la definición del término mediación y sus implicaciones para el proceso educativo. El trabajo mostró que la mediación es una discusión presente desde los primeros escritos psicológicos y pedagógicos de Vigotski, siendo empleada hasta el final de su obra, norteando su análisis sobre Educación y desarrollo. En los textos investigados encontramos las siguientes formas de mediación comentadas por el autor: mediatización de los reflejos psíquicos, mediación por la ciencia, acción mediada por la operación del signo, mediación social y mediación de los conceptos. Concluimos que el estudio de base dialéctica de mediación y su ligación con el problema educativo y el desarrollo humano, son indispensables para su definición y fundamental para pensar sus contribuciones para el proceso de enseñanza que se proponga ser vigotskiano.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLev Vigotskipor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectMediaciónspa
dc.titleUm estudo da mediação na teoria de Lev Vigotski e suas implicações para a educaçãopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Longarezi, Andrea Maturano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797589D1por
dc.contributor.referee1Aquino, Orlando Fernandéz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248582P5por
dc.contributor.referee2Arena, Adriana Pastorello Buim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791554Y5por
dc.contributor.referee3Silva, Diva Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788U6por
dc.contributor.referee4Bernardes, Maria Eliza Mattosinho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772905T1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702589U8por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho é uma pesquisa sobre mediação na teoria de Lev Vigotski, realizado por meio de um profundo estudo teórico-bibliográfico. A pesquisa procurou discernir nos argumentos de Vigotski, ao longo de sua obra, o uso e a definição do termo mediação e suas implicações para o processo educativo. A pesquisa mostrou que mediação é uma discussão presente desde os primeiros escritos psicológicos e pedagógicos de Vigotski, sendo empregada até o final de sua obra, norteando sua análise de Educação e desenvolvimento. Nos textos pesquisados encontramos as seguintes formas de mediação comentadas pelo autor: mediatização dos reflexos psíquicos, mediação pela ciência, ação mediada pela operação do signo, mediação social e mediação dos conceitos. Concluímos que o estudo da base dialética de mediação e sua ligação com o problema educativo e o desenvolvimento humano, são indispensáveis para sua definição e fundamental para se pensar suas contribuições para o processo de ensino que se proponha vigotskiano.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.99por
dc.orcid.putcode81754057-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoMediacaoTeoria.pdf3.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.