Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental
Autor: Fonseca, Mônica Maria Lopes da
Primer orientador: Cicillini, Graça Aparecida
Primer miembro de la banca: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
Segundo miembro de la banca: Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
Tercer miembro de la banca: Carvalho, Luiz Marcelo de
Cuarto miembro de la banca: Pessoa, Jadir de Morais
Resumen: Esta tese aborda a formação de professores, tendo como objeto específico a formação em educação ambiental proporcionada pelo Curso de Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O desenho metodológico da pesquisa contemplou três etapas distintas: análise documental do curso (projetos, planos currículo, entre outros), um questionário com questões abertas e fechadas e as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados sob um enfoque teórico que contemplou principalmente autores como Pierre Bourdieu, Francisco de Oliveira, Enrique Leff, Miguel Arroyo, Lucy Sauvé, Maria da Glória Gohn, Maria Isabel de Carvalho, Roseli Caldart, entre outros. O entendimento de que a construção de conhecimentos na educação ambiental deve trazer um caráter transformador de comportamentos e atitudes permitiu caracterizar a educação ambiental ofertada nos dois espaços formativos, o curso e a sala de aula do sujeito professor, para além de um modelo comportamentalista ou atitudinal. Há uma imbricação dessas duas concepções. Avanços foram apontados, como o pensar a educação ambiental como uma educação para a cidadania e uma educação política, que pode ser apreendida no acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas escolas visitadas dos assentamentos durante os períodos da pesquisa de campo. Uma das conclusões deste trabalho é de que o Curso serviu para apontar novos caminhos, dentre eles o de se ofertar um curso regular de Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
Abstract: The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás.
Palabras clave: Educação do campo
Educação ambiental
Formação de professores
Field education
Environmental education
Formation of the teacher
Professores - Formação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
Fecha de defensa: 17-jul-2013
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PedagogiaTerraInterfaces.pdf1.18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.