Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Mônica Maria Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:35:43Z | - |
dc.date.available | 2013-10-31 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:35:43Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-17 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Mônica Maria Lopes da. Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental. 2013. 126 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13653 | - |
dc.description.abstract | The thesis approaches the teacher s formation, aiming more specifically at the environmental education proportioned by the course of Pedagogy of the Land of the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. The methodology design followed three phases: an analysis of the documents regarding the official program offered to the students; a survey answered by the students of the curse and a third one done in the setting were the students practice and develop their teaching work, constituted by interviews with students-teachers. Although some of our initial questions were not answered by the research findings, therefore needing other future studies a relevant conclusion is offered by this research. It arouse the knowledge that the environmental education, in the formal/institutional framework is needed to achieve any change in the environmental field through new lines of thought and life behavior. As such it has been already included in the Licenciatura em Educação do Campo in the Faculty of Education of the Federal University of Goiás. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Field education | eng |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Formation of the teacher | eng |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.title | Pedagogia da terra: interfaces entre a formação docente, a educação do campo e a educação ambiental | por |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Cicillini, Graça Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700793D1 | por |
dc.contributor.referee2 | Guido, Lúcia de Fátima Estevinho | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4 | por |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Luiz Marcelo de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788111Z4 | por |
dc.contributor.referee4 | Pessoa, Jadir de Morais | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785795U7 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708383Y6 | por |
dc.description.degreename | Doutor em Educação | por |
dc.description.resumo | Esta tese aborda a formação de professores, tendo como objeto específico a formação em educação ambiental proporcionada pelo Curso de Pedagogia da Terra da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O desenho metodológico da pesquisa contemplou três etapas distintas: análise documental do curso (projetos, planos currículo, entre outros), um questionário com questões abertas e fechadas e as entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram analisados sob um enfoque teórico que contemplou principalmente autores como Pierre Bourdieu, Francisco de Oliveira, Enrique Leff, Miguel Arroyo, Lucy Sauvé, Maria da Glória Gohn, Maria Isabel de Carvalho, Roseli Caldart, entre outros. O entendimento de que a construção de conhecimentos na educação ambiental deve trazer um caráter transformador de comportamentos e atitudes permitiu caracterizar a educação ambiental ofertada nos dois espaços formativos, o curso e a sala de aula do sujeito professor, para além de um modelo comportamentalista ou atitudinal. Há uma imbricação dessas duas concepções. Avanços foram apontados, como o pensar a educação ambiental como uma educação para a cidadania e uma educação política, que pode ser apreendida no acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas escolas visitadas dos assentamentos durante os períodos da pesquisa de campo. Uma das conclusões deste trabalho é de que o Curso serviu para apontar novos caminhos, dentre eles o de se ofertar um curso regular de Licenciatura em Educação do Campo na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.te.2013.68 | - |
dc.orcid.putcode | 81754038 | - |
dc.crossref.doibatchid | 46fda519-77f9-4401-9554-2dfc019dfb92 | - |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PedagogiaTerraInterfaces.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.