Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13621
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no Triângulo Mineiro (1930 1945)
Autor(es): Lucena, Maria de Lurdes Almeida e Silva
Primeiro orientador: Gonçalves Neto, Wenceslau
Primeiro membro da banca: Araújo, José Carlos
Segundo membro da banca: Carvalho, Carlos Henrique de
Resumo: Este trabalho problematiza o pensamento educacional expresso pelas elites do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, Brasil, tomando como objeto as cidades de Araguari, Uberaba e Uberlândia entre os anos de 1930 a 1945. Foram utilizadas como fontes primárias de investigação, os jornais O Triângulo de Araguari, Lavoura e Comércio e Correio Cathólico da Uberaba e A Tribuna de Uberlândia, bem como uma ampla revisão bibliográfica sobre o período em investigação. Tomando como referência os pressupostos epistemológicos relativos ao materialismo histórico dialético manifesto nas contradições entre o local, o nacional e o internacional, percebemos que as classes dominantes locais, em que pese suas fortes cisões internas, voltadas à hegemonia política na região, construíram discursos e ações políticas atreladas aos interesses governamentais. As transformações em curso no capitalismo e suas mediações locais levaram à reprodução dos pressupostos varguistas baseados na defesa da educação no campo, combate ao analfabetismo e difusão do conceito de progresso como sinônimo de avanço tecnológico e social. A educação na região se pautou pela formação das classes dominantes no exterior e, ao mesmo tempo, o oferecimento de escolas regionais para os filhos das classes não favorecidas baseadas no temor a Deus como forma de controle social e concepções educacionais centradas na cientificidade. O estudo as origens históricas do conservadorismo ainda existente na região.
Abstract: This search discusses the educational thought expressed by the elite of Minas Gerais, Minas Gerais, Brazil, taking as its object the cities of Araguari, Uberaba and Uberlândia between the years 1930 to 1945. Were used as primary sources of investigation, the newspaper "The Triangle" of Araguari, "Farming and Trade" and "Mail Catholic" of Uberaba and "Tribune" of Uberlandia, as well as an extensive bibliography on the period under investigation. By reference to the epistemological assumptions concerning the dialectical historical materialism manifest in the contradictions between local, national and international, we realize that the local ruling classes, despite their strong internal divisions, focused on political hegemony in the region, built speeches and policy actions tied to government interests. The transformations taking place in capitalism and its local mediations led to the reproduction of Vargas assumptions based on the defense in the field of education, combating illiteracy and spreading the concept of progress as a synonym for technological advancement and social development. The education in the region was ruled by the formation of the ruling classes abroad and at the same time, the offer of regional schools for the children of the privileged classes are not based on "fear" God as a means of social control and education focused on scientific concepts. The study the historical origins of conservatism that still exists in the region.
Palavras-chave: Imprensa e educação
Educação no Triângulo Mineiro
Educação católica
Vargas e a educação
Press and education
Education in the Minas Triangle
Catholic education
Vargas and education
Educação - Triângulo Mineiro (MG) - História
Política e educação
Conservantismo
Jornalismo e educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: LUCENA, Maria de Lurdes Almeida e Silva. Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no Triângulo Mineiro (1930 1945). 2011. 256 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13621
Data de defesa: 22-Ago-2011
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
p1.pdf8.5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p2.pdf10.22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p3.pdf10.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p4.pdf10.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p5.pdf9.64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p6.pdf10.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p7.pdf10.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p8.pdf10.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
p9.pdf10.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.