Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13621
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no Triângulo Mineiro (1930 1945)
Autor: Lucena, Maria de Lurdes Almeida e Silva
Primer orientador: Gonçalves Neto, Wenceslau
Primer miembro de la banca: Araújo, José Carlos
Segundo miembro de la banca: Carvalho, Carlos Henrique de
Resumen: Este trabalho problematiza o pensamento educacional expresso pelas elites do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, Brasil, tomando como objeto as cidades de Araguari, Uberaba e Uberlândia entre os anos de 1930 a 1945. Foram utilizadas como fontes primárias de investigação, os jornais O Triângulo de Araguari, Lavoura e Comércio e Correio Cathólico da Uberaba e A Tribuna de Uberlândia, bem como uma ampla revisão bibliográfica sobre o período em investigação. Tomando como referência os pressupostos epistemológicos relativos ao materialismo histórico dialético manifesto nas contradições entre o local, o nacional e o internacional, percebemos que as classes dominantes locais, em que pese suas fortes cisões internas, voltadas à hegemonia política na região, construíram discursos e ações políticas atreladas aos interesses governamentais. As transformações em curso no capitalismo e suas mediações locais levaram à reprodução dos pressupostos varguistas baseados na defesa da educação no campo, combate ao analfabetismo e difusão do conceito de progresso como sinônimo de avanço tecnológico e social. A educação na região se pautou pela formação das classes dominantes no exterior e, ao mesmo tempo, o oferecimento de escolas regionais para os filhos das classes não favorecidas baseadas no temor a Deus como forma de controle social e concepções educacionais centradas na cientificidade. O estudo as origens históricas do conservadorismo ainda existente na região.
Abstract: This search discusses the educational thought expressed by the elite of Minas Gerais, Minas Gerais, Brazil, taking as its object the cities of Araguari, Uberaba and Uberlândia between the years 1930 to 1945. Were used as primary sources of investigation, the newspaper "The Triangle" of Araguari, "Farming and Trade" and "Mail Catholic" of Uberaba and "Tribune" of Uberlandia, as well as an extensive bibliography on the period under investigation. By reference to the epistemological assumptions concerning the dialectical historical materialism manifest in the contradictions between local, national and international, we realize that the local ruling classes, despite their strong internal divisions, focused on political hegemony in the region, built speeches and policy actions tied to government interests. The transformations taking place in capitalism and its local mediations led to the reproduction of Vargas assumptions based on the defense in the field of education, combating illiteracy and spreading the concept of progress as a synonym for technological advancement and social development. The education in the region was ruled by the formation of the ruling classes abroad and at the same time, the offer of regional schools for the children of the privileged classes are not based on "fear" God as a means of social control and education focused on scientific concepts. The study the historical origins of conservatism that still exists in the region.
Palabras clave: Imprensa e educação
Educação no Triângulo Mineiro
Educação católica
Vargas e a educação
Press and education
Education in the Minas Triangle
Catholic education
Vargas and education
Educação - Triângulo Mineiro (MG) - História
Política e educação
Conservantismo
Jornalismo e educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: LUCENA, Maria de Lurdes Almeida e Silva. Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no Triângulo Mineiro (1930 1945). 2011. 256 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13621
Fecha de defensa: 22-ago-2011
Aparece en las colecciones:TESE - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
p1.pdf8.5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p2.pdf10.22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p3.pdf10.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p4.pdf10.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p5.pdf9.64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p6.pdf10.63 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p7.pdf10.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p8.pdf10.54 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
p9.pdf10.34 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.