Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13621
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLucena, Maria de Lurdes Almeida e Silva-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:38Z-
dc.date.available2011-12-23-
dc.date.available2016-06-22T18:35:38Z-
dc.date.issued2011-08-22-
dc.identifier.citationLUCENA, Maria de Lurdes Almeida e Silva. Imprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no Triângulo Mineiro (1930 1945). 2011. 256 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13621-
dc.description.abstractThis search discusses the educational thought expressed by the elite of Minas Gerais, Minas Gerais, Brazil, taking as its object the cities of Araguari, Uberaba and Uberlândia between the years 1930 to 1945. Were used as primary sources of investigation, the newspaper "The Triangle" of Araguari, "Farming and Trade" and "Mail Catholic" of Uberaba and "Tribune" of Uberlandia, as well as an extensive bibliography on the period under investigation. By reference to the epistemological assumptions concerning the dialectical historical materialism manifest in the contradictions between local, national and international, we realize that the local ruling classes, despite their strong internal divisions, focused on political hegemony in the region, built speeches and policy actions tied to government interests. The transformations taking place in capitalism and its local mediations led to the reproduction of Vargas assumptions based on the defense in the field of education, combating illiteracy and spreading the concept of progress as a synonym for technological advancement and social development. The education in the region was ruled by the formation of the ruling classes abroad and at the same time, the offer of regional schools for the children of the privileged classes are not based on "fear" God as a means of social control and education focused on scientific concepts. The study the historical origins of conservatism that still exists in the region.eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Presidente Antônio Carlos-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImprensa e educaçãopor
dc.subjectEducação no Triângulo Mineiropor
dc.subjectEducação católicapor
dc.subjectVargas e a educaçãopor
dc.subjectPress and educationeng
dc.subjectEducation in the Minas Triangleeng
dc.subjectCatholic educationeng
dc.subjectVargas and educationeng
dc.subjectEducação - Triângulo Mineiro (MG) - Históriapor
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectConservantismopor
dc.subjectJornalismo e educaçãopor
dc.titleImprensa e educação: um estudo sobre o pensamento educacional no Triângulo Mineiro (1930 1945)por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5por
dc.contributor.referee1Araújo, José Carlos-
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797460T4por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho problematiza o pensamento educacional expresso pelas elites do Triângulo Mineiro, estado de Minas Gerais, Brasil, tomando como objeto as cidades de Araguari, Uberaba e Uberlândia entre os anos de 1930 a 1945. Foram utilizadas como fontes primárias de investigação, os jornais O Triângulo de Araguari, Lavoura e Comércio e Correio Cathólico da Uberaba e A Tribuna de Uberlândia, bem como uma ampla revisão bibliográfica sobre o período em investigação. Tomando como referência os pressupostos epistemológicos relativos ao materialismo histórico dialético manifesto nas contradições entre o local, o nacional e o internacional, percebemos que as classes dominantes locais, em que pese suas fortes cisões internas, voltadas à hegemonia política na região, construíram discursos e ações políticas atreladas aos interesses governamentais. As transformações em curso no capitalismo e suas mediações locais levaram à reprodução dos pressupostos varguistas baseados na defesa da educação no campo, combate ao analfabetismo e difusão do conceito de progresso como sinônimo de avanço tecnológico e social. A educação na região se pautou pela formação das classes dominantes no exterior e, ao mesmo tempo, o oferecimento de escolas regionais para os filhos das classes não favorecidas baseadas no temor a Deus como forma de controle social e concepções educacionais centradas na cientificidade. O estudo as origens históricas do conservadorismo ainda existente na região.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754128-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
p1.pdf8.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p2.pdf10.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p3.pdf10.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p4.pdf10.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p5.pdf9.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p6.pdf10.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p7.pdf10.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p8.pdf10.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
p9.pdf10.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.