Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13549
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A produção de biocombustíveis: uma análise econométrica dos efeitos da produção de cana-de-açúcar sobre a produção de alimentos, o emprego, a estrutura fundiária e o meio ambiente
metadata.dc.creator: Muniz, Rômulo Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Neder, Henrique Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida Filho, Niemeyer
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, João Eustáquio de
metadata.dc.description.resumo: Com a intensificação das mudanças nas condições climáticas no planeta, é posto em evidência na agenda dos organismos internacionais o debate em torno da questão ambiental. A preocupação em torno dos impactos negativos causados ao meio ambiente, pelo uso continuo de combustíveis fósseis, gerou uma busca por fontes alternativas de energia menos poluentes. É neste contexto, que o Brasil se insere como um grande ofertante no mercado mundial de energia renovável, se propondo a ser um dos maiores produtores de biocombustíveis no mundo, principalmente, do etanol da cana-de-açúcar. Este trabalho teve como objetivo analisar os impactos da expansão da lavoura de cana-de-açúcar sobre a produção de alimentos, utilizando-se como instrumentos de analise o modelo de decomposição shift-share e os efeitos escala e substituição. Também buscou-se verificar os efeitos da atividade agropecuária sobre o emprego e a estrutura fundiária, utilizando-se como instrumentos de analise modelos de regressão com dados em painel.
Abstract: With the intensification of changing weather conditions on the planet, the debate on environmental issues is emphasized at the agenda of the international. The concern about the negative impacts to the environment and the continued use of fossil fuels has generated a search for alternative sources of cleaner energy. In this context, Brazil is inserted as a major supplier in the global renewable energy, proposing to be a major producer of biofuels in the world, mainly ethanol from cane sugar. This study aims at analyzing the impacts of the expansion of cultivation of cane sugar on food production, using as instruments to analyze the decomposition model \"shift-share\" and the scale and substitution effects. We also tried to determine the effects of farming on employment and land ownership structure, using as instruments of analysis regression models with panel data.
Keywords: Biocombustíveis
Produção de alimentos
Emprego agrícola
Estrutura fundiária
Biofuels
Food production
Agricultural employment
Agrarian structure
Álcool Aspectos econômicos
Álcool - Aspectos ambientais
Biocombustíveis
Mercado de trabalho
Produtividade agrícola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Economia
Citation: MUNIZ, Rômulo Santos. A produção de biocombustíveis: uma análise econométrica dos efeitos da produção de cana-de-açúcar sobre a produção de alimentos, o emprego, a estrutura fundiária e o meio ambiente. 2012. 179 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13549
Issue Date: 25-May-2012
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.