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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Plante na Praça: considerações sobre um projeto artístico colaborativo
Autor: Boel, Andressa Rezende
Primer orientador: Rauscher, Beatriz Basile da Silva
Primer miembro de la banca: Nardin, Heliana Ometto
Segundo miembro de la banca: Barreto, Jorge Mascarenhas Menna
Resumen: O trabalho Plante na Praça é uma ação artística relacional, urbana e discursiva que se estabeleceu de modo colaborativo com uma determinada comunidade na Praça Said Chacur, situada no Bairro Santa Mônica na cidade de Uberlândia-MG. Essa dissertação, embora de cunho acadêmico, apresenta-se de modo singularizado e, por isso, foi denominada dissertação-praça-siteótica. Caracteriza-se por um conjunto de objetos: uma caixa de imagens e ações, um direcionador e um caderno de textos que compõe um site, considerado um espaço de reflexão e de ação no espaço de leitura, seja esse espaço físico ou virtual (alocado na rede). De funcionamento triplo: (1) textual, com discussões teóricas que ancoram a ação no campo da arte; (2) imagético, que permite, por meio de fotografias, a reconstrução (mesmo que parcial) do lugar arquitetado pelo Plante na Praça; e (3) sensorial, que por meio de sugestões de ações solicita ao leitor que se coloque em trabalho . No âmbito textual, a discussão relativa às teorias da arte contemporânea passa principalmente por conceitos de Arte orientada para o lugar (siteoriented art) (Kwon: 2008); Arte ambiental (Oiticica: 1986); Estética relacional ( (Bourriaud: 2009; Bishop: 2012 e Kester: 2006); Estética da emergência, (Laddaga: 2012); e Arte contextual (Ardenne: 2002). No âmbito da interface arte/política são discutidos principalmente os conceitos Ação política e liberdade (Arendt: 1987); Dissenso e Emancipação (Rancière: 2012); Devir e Micropolíticas (Deleuze e Guattari: 1980, 2004, 2012); Invenção do cotidiano e Antidisciplina (Certeau: 2011).
Abstract: The artistic work Plante na Praça is a relational urban and discursive artistic action that was performed in a collaborative way with a community of the Said Chacur squarte, Santa Mônica, Uberlândia - Minas Gerais, Brazil. The present dissertation was prepared in a particular way. Therefore, it was named Dissertação-praça-siteótica . The work was composed by a group of objects; an action and images box, a driver and a notebook of texts that together compose a site. All this things are used to compose a site, of reflections and actions both in the physical and virtual space (on the internet). So, the study works in three ways: i) textual that discusses the artistic theory regarding the field of the present work; ii) imagetics, that allows the reconstruction of the place of Plante na Praça (even though partially); and iii) sensory, suggesting to the reader to move out of the reading space and put himself in action . The text discusses the contemporary art concepts of Site-oriented of Kwon (2008), the Environmental Art of Oiticica (1986), Relational Art of Bourriaud (2009), Aesthetic of Emergency of Laddaga (2012), Contextual Art of Ardenne (2002), critics of Aesthetics Relational, of Bishop (2012) and Kester (2006). In the politics, keeping in mind that an artistic actions is also a social action that interferes with common experience, we discuss mainly the concepts of Action and Liberty, of Arendt (1987); Dissensus and Emancipation, of Rancière (2012); Becoming and Micropolitics, of Deleuze and Guattari (1980, 2004, 2012); The Practice of everyday Life and Anti-discipline, of Certeau (2011).
Palabras clave: Ações artísticas para lugar específico
Arte colaborativa
Arte contextual
Arte e política
Site specific art
Collaborative art
Contextual art
Art and politics
Colaboração artística
Arte interativa
Arte - Aspectos políticos
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: BOEL, Andressa Rezende. Plante na Praça: considerações sobre um projeto artístico colaborativo. 2016. 210 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.254
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.254
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12372
Fecha de defensa: 21-mar-2016
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

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