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dc.creatorBoel, Andressa Rezende-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:40Z-
dc.date.available2016-05-19-
dc.date.available2016-06-22T18:31:40Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.identifier.citationBOEL, Andressa Rezende. Plante na Praça: considerações sobre um projeto artístico colaborativo. 2016. 210 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.254por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12372-
dc.description.abstractThe artistic work Plante na Praça is a relational urban and discursive artistic action that was performed in a collaborative way with a community of the Said Chacur squarte, Santa Mônica, Uberlândia - Minas Gerais, Brazil. The present dissertation was prepared in a particular way. Therefore, it was named Dissertação-praça-siteótica . The work was composed by a group of objects; an action and images box, a driver and a notebook of texts that together compose a site. All this things are used to compose a site, of reflections and actions both in the physical and virtual space (on the internet). So, the study works in three ways: i) textual that discusses the artistic theory regarding the field of the present work; ii) imagetics, that allows the reconstruction of the place of Plante na Praça (even though partially); and iii) sensory, suggesting to the reader to move out of the reading space and put himself in action . The text discusses the contemporary art concepts of Site-oriented of Kwon (2008), the Environmental Art of Oiticica (1986), Relational Art of Bourriaud (2009), Aesthetic of Emergency of Laddaga (2012), Contextual Art of Ardenne (2002), critics of Aesthetics Relational, of Bishop (2012) and Kester (2006). In the politics, keeping in mind that an artistic actions is also a social action that interferes with common experience, we discuss mainly the concepts of Action and Liberty, of Arendt (1987); Dissensus and Emancipation, of Rancière (2012); Becoming and Micropolitics, of Deleuze and Guattari (1980, 2004, 2012); The Practice of everyday Life and Anti-discipline, of Certeau (2011).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAções artísticas para lugar específicopor
dc.subjectArte colaborativapor
dc.subjectArte contextualpor
dc.subjectArte e políticapor
dc.subjectSite specific arteng
dc.subjectCollaborative arteng
dc.subjectContextual arteng
dc.subjectArt and politicseng
dc.subjectColaboração artísticapor
dc.subjectArte interativapor
dc.subjectArte - Aspectos políticospor
dc.titlePlante na Praça: considerações sobre um projeto artístico colaborativopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rauscher, Beatriz Basile da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760581T9por
dc.contributor.referee1Nardin, Heliana Ometto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705092T2por
dc.contributor.referee2Barreto, Jorge Mascarenhas Menna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770635Z2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423011A3por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO trabalho Plante na Praça é uma ação artística relacional, urbana e discursiva que se estabeleceu de modo colaborativo com uma determinada comunidade na Praça Said Chacur, situada no Bairro Santa Mônica na cidade de Uberlândia-MG. Essa dissertação, embora de cunho acadêmico, apresenta-se de modo singularizado e, por isso, foi denominada dissertação-praça-siteótica. Caracteriza-se por um conjunto de objetos: uma caixa de imagens e ações, um direcionador e um caderno de textos que compõe um site, considerado um espaço de reflexão e de ação no espaço de leitura, seja esse espaço físico ou virtual (alocado na rede). De funcionamento triplo: (1) textual, com discussões teóricas que ancoram a ação no campo da arte; (2) imagético, que permite, por meio de fotografias, a reconstrução (mesmo que parcial) do lugar arquitetado pelo Plante na Praça; e (3) sensorial, que por meio de sugestões de ações solicita ao leitor que se coloque em trabalho . No âmbito textual, a discussão relativa às teorias da arte contemporânea passa principalmente por conceitos de Arte orientada para o lugar (siteoriented art) (Kwon: 2008); Arte ambiental (Oiticica: 1986); Estética relacional ( (Bourriaud: 2009; Bishop: 2012 e Kester: 2006); Estética da emergência, (Laddaga: 2012); e Arte contextual (Ardenne: 2002). No âmbito da interface arte/política são discutidos principalmente os conceitos Ação política e liberdade (Arendt: 1987); Dissenso e Emancipação (Rancière: 2012); Devir e Micropolíticas (Deleuze e Guattari: 1980, 2004, 2012); Invenção do cotidiano e Antidisciplina (Certeau: 2011).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.254pt_BR
dc.orcid.putcode81760040-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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