Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
Autor(es): Prado, Fernando César
Primeiro orientador: Arantes, Luiz Humberto Martins
Primeiro membro da banca: Aleixo, Fernando Manoel
Segundo membro da banca: Almeida, Marcia Soares de
Resumo: Esta dissertação analisa a obra Maneries, da Cia Luis Garay, de Buenos Aires Argentina, a partir do conceito de Presença Cênica. Iniciamos por conceituar o termo Presença Cênica como representação da realidade, partindo da ideia do treinamento e daquilo que se quer dizer na performance. Traz para reflexão e contextualiza a Presença Cênica sob o olhar de alguns pensadores das artes e verticaliza o tema a partir dos Dispositivos da Presença, assim como do tripé da Presença: Construção da Presença, Manutenção da Presença e Virtualidade da Presença. Paralelo, acompanhamos entrevistas dadas, pela Cia Luis Garay, a este pesquisador e a partir dos testemunhos acompanhamos a trajetória do diretor e da perfomer Florencia Vecino. Por fim, são apresentadas as considerações finais, levando em conta o recorte da pesquisa.
Abstract: This is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research.
Palavras-chave: Maneries
Presença cênica
Identidade
Tempo
Corporeidade
Maneries
Scenic presence
Identity
Time
Corporeity
Performace (Arte)
Arte cênicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: PRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
Data de defesa: 2-Mar-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d.pdf1.52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.