Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
metadata.dc.creator: Prado, Fernando César
metadata.dc.contributor.advisor1: Arantes, Luiz Humberto Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Aleixo, Fernando Manoel
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Marcia Soares de
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação analisa a obra Maneries, da Cia Luis Garay, de Buenos Aires Argentina, a partir do conceito de Presença Cênica. Iniciamos por conceituar o termo Presença Cênica como representação da realidade, partindo da ideia do treinamento e daquilo que se quer dizer na performance. Traz para reflexão e contextualiza a Presença Cênica sob o olhar de alguns pensadores das artes e verticaliza o tema a partir dos Dispositivos da Presença, assim como do tripé da Presença: Construção da Presença, Manutenção da Presença e Virtualidade da Presença. Paralelo, acompanhamos entrevistas dadas, pela Cia Luis Garay, a este pesquisador e a partir dos testemunhos acompanhamos a trajetória do diretor e da perfomer Florencia Vecino. Por fim, são apresentadas as considerações finais, levando em conta o recorte da pesquisa.
Abstract: This is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research.
Keywords: Maneries
Presença cênica
Identidade
Tempo
Corporeidade
Maneries
Scenic presence
Identity
Time
Corporeity
Performace (Arte)
Arte cênicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: PRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
Issue Date: 2-Mar-2012
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf1.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.