Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay
Autor: Prado, Fernando César
Primer orientador: Arantes, Luiz Humberto Martins
Primer miembro de la banca: Aleixo, Fernando Manoel
Segundo miembro de la banca: Almeida, Marcia Soares de
Resumen: Esta dissertação analisa a obra Maneries, da Cia Luis Garay, de Buenos Aires Argentina, a partir do conceito de Presença Cênica. Iniciamos por conceituar o termo Presença Cênica como representação da realidade, partindo da ideia do treinamento e daquilo que se quer dizer na performance. Traz para reflexão e contextualiza a Presença Cênica sob o olhar de alguns pensadores das artes e verticaliza o tema a partir dos Dispositivos da Presença, assim como do tripé da Presença: Construção da Presença, Manutenção da Presença e Virtualidade da Presença. Paralelo, acompanhamos entrevistas dadas, pela Cia Luis Garay, a este pesquisador e a partir dos testemunhos acompanhamos a trajetória do diretor e da perfomer Florencia Vecino. Por fim, são apresentadas as considerações finais, levando em conta o recorte da pesquisa.
Abstract: This is a study of Maneries, a piece from Cia Luis Garay (Buenos Aires-Argentina) starting from the concept of Scenic Presence. We have started by conceptualize Scenic Presenc term as a reality representation starting from the ideia of body training as well as what are understood by the meaning construction of the piece. This study reflects and contextualizes Scenic Presence from Art Thinkers and verticalizes the theme beyond Presence Dispositives as such as the Triple Presence: Construction of Presence, Maitenence of Presence and Virtuality of Presence. Readers follow some interviews with the Cia Luis Garay and their performers where we can have valuable informations about their trajectory as a group of artists. Ending up with conclusion remarks remarks taking into account the main focus of this research.
Palabras clave: Maneries
Presença cênica
Identidade
Tempo
Corporeidade
Maneries
Scenic presence
Identity
Time
Corporeity
Performace (Arte)
Arte cênicas
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Cita: PRADO, Fernando César. Cena e presentificação: análise da presença cênica na obra "Maneries", da Cia Luis Garay. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.148
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12309
Fecha de defensa: 2-mar-2012
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
d.pdf1.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.