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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Formação de nível técnico e atuação profissional do músico egresso do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia
Autor(es): Oliveira, Beatriz de Macedo
Primeiro orientador: Ribeiro, Sônia Tereza da Silva
Primeiro membro da banca: Freire, Vanda Lima Bellard
Segundo membro da banca: Deus, José Soares de
Resumo: Esta dissertação teve como tema a formação e atuação profissional de músicos de nível técnico sob a óptica da reforma da Educação Profissional, que apontou como uma de suas metas oferecer ao ensino profissionalizante, no Brasil, uma relação mais aproximada com os avanços tecnológicos e demandas atualizadas do mercado de trabalho. A pesquisa teve um interesse especial pela organização curricular de 2005, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia-MG (CEMCPC), que estabelecia um vínculo relacional entre formação e trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como egressos do Curso Técnico de Música do CEMCPC constroem relações entre a formação e a atuação profissional. O objeto de estudo se inseriu no campo da educação musical e buscou diálogo com áreas afins, visando subsidiar o referencial teórico. As noções de competência, flexibilidade, relação teoria/prática e mercado de trabalho foram categorias de análise selecionadas para compreender algumas mudanças curriculares no CEMCPC e a relação entre formação e atuação desveladas pelos músicos selecionados para este estudo. A investigação se fundamentou na abordagem qualitativa. O estudo de caso foi a opção metodológica adotada. As fontes da pesquisa foram orais e escritas, e a entrevista semiestruturada foi priorizada como procedimento de coleta de dados. A dissertação foi elaborada em oito capítulos e se mostrou relevante para a área de Educação Musical, na perspectiva de conhecer as dimensões das relações entre formação e atuação que os músicos destacaram, bem como os desafios que enfrentam no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa poderão sensibilizar educadores musicais e gestores para refletir sobre a formação de músicos de nível técnico, buscando compromissos com o desenvolvimento de currículos fundamentados em ações mais reflexivas, contextualizadas e participativas.
Abstract: This work took as a subject the professional formation and professional practice of technical level musicians from the perspective of the reformulation of Professional Education, which had as one of its goals to provide to the professionalizing educational system in Brazil a closer relationship with the current technological advances and working market demands. The survey had a special interest in the curriculum of the State Conservatory of Music Cora Pavan Capparelli (CEMCPC) of 2005 that established a relational link between education and work. The aim of this research was to understand how the former music students of the Technical Course of Music from the CEMCPC build relations between the formation and the professional practice. The object of this study was inserted in the field of music education and sought dialogue with related areas in order to support the theoretical framework. The notions of competence, flexibility, relations between theory / practice and labor market were the categories selected for analysis to understand some curricular changes in the CEMCPC and the relationship between education and professional practice reveled by musicians selected for this study. The research was based on the qualitative approach. The case study was the methodological approach adopted. The sources of the research were written and oral and semi-structured interview was prioritized as a procedure for data collection. This dissertation was prepared in eight chapters and it appeared relevant for the area of music education from the perspective of knowing the dimensions of the relationship between professional education and professional practice that were highlighted by the results may sensitize music educators and managers to reflect on the education of musicians looking for promises with the development of curricula based on more reflective, contextualized and participatory actions.
Palavras-chave: Conservatórios de música
Curso técnico
Educação profissional
Mercado de trabalho musical
Músicos egressos
Musicians graduate in technical level
Music conservatories
Music working market
Professional education
Technical course
Música
Escolas de música - Uberlândia
Professores de música
Formação
Formação profissional
Mercado de trabalho - Efeito da educação
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: OLIVEIRA, Beatriz de Macedo. Formação de nível técnico e atuação profissional do músico egresso do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.169
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.169
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12295
Data de defesa: 15-Mar-2012
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