Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12295
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Beatriz de Macedo-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:23Z-
dc.date.available2012-05-25-
dc.date.available2016-06-22T18:31:23Z-
dc.date.issued2012-03-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Beatriz de Macedo. Formação de nível técnico e atuação profissional do músico egresso do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia. 2012. 177 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.169por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12295-
dc.description.abstractThis work took as a subject the professional formation and professional practice of technical level musicians from the perspective of the reformulation of Professional Education, which had as one of its goals to provide to the professionalizing educational system in Brazil a closer relationship with the current technological advances and working market demands. The survey had a special interest in the curriculum of the State Conservatory of Music Cora Pavan Capparelli (CEMCPC) of 2005 that established a relational link between education and work. The aim of this research was to understand how the former music students of the Technical Course of Music from the CEMCPC build relations between the formation and the professional practice. The object of this study was inserted in the field of music education and sought dialogue with related areas in order to support the theoretical framework. The notions of competence, flexibility, relations between theory / practice and labor market were the categories selected for analysis to understand some curricular changes in the CEMCPC and the relationship between education and professional practice reveled by musicians selected for this study. The research was based on the qualitative approach. The case study was the methodological approach adopted. The sources of the research were written and oral and semi-structured interview was prioritized as a procedure for data collection. This dissertation was prepared in eight chapters and it appeared relevant for the area of music education from the perspective of knowing the dimensions of the relationship between professional education and professional practice that were highlighted by the results may sensitize music educators and managers to reflect on the education of musicians looking for promises with the development of curricula based on more reflective, contextualized and participatory actions.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConservatórios de músicapor
dc.subjectCurso técnicopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectMercado de trabalho musicalpor
dc.subjectMúsicos egressospor
dc.subjectMusicians graduate in technical leveleng
dc.subjectMusic conservatorieseng
dc.subjectMusic working marketeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectTechnical courseeng
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEscolas de música - Uberlândiapor
dc.subjectProfessores de músicapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectMercado de trabalho - Efeito da educaçãopor
dc.titleFormação de nível técnico e atuação profissional do músico egresso do Conservatório Estadual de Música de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Sônia Tereza da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766087P6por
dc.contributor.referee1Freire, Vanda Lima Bellard-
dc.contributor.referee2Deus, José Soares de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762110D9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427294J9por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEsta dissertação teve como tema a formação e atuação profissional de músicos de nível técnico sob a óptica da reforma da Educação Profissional, que apontou como uma de suas metas oferecer ao ensino profissionalizante, no Brasil, uma relação mais aproximada com os avanços tecnológicos e demandas atualizadas do mercado de trabalho. A pesquisa teve um interesse especial pela organização curricular de 2005, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia-MG (CEMCPC), que estabelecia um vínculo relacional entre formação e trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como egressos do Curso Técnico de Música do CEMCPC constroem relações entre a formação e a atuação profissional. O objeto de estudo se inseriu no campo da educação musical e buscou diálogo com áreas afins, visando subsidiar o referencial teórico. As noções de competência, flexibilidade, relação teoria/prática e mercado de trabalho foram categorias de análise selecionadas para compreender algumas mudanças curriculares no CEMCPC e a relação entre formação e atuação desveladas pelos músicos selecionados para este estudo. A investigação se fundamentou na abordagem qualitativa. O estudo de caso foi a opção metodológica adotada. As fontes da pesquisa foram orais e escritas, e a entrevista semiestruturada foi priorizada como procedimento de coleta de dados. A dissertação foi elaborada em oito capítulos e se mostrou relevante para a área de Educação Musical, na perspectiva de conhecer as dimensões das relações entre formação e atuação que os músicos destacaram, bem como os desafios que enfrentam no mercado de trabalho. Os resultados da pesquisa poderão sensibilizar educadores musicais e gestores para refletir sobre a formação de músicos de nível técnico, buscando compromissos com o desenvolvimento de currículos fundamentados em ações mais reflexivas, contextualizadas e participativas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.169-
dc.orcid.putcode81760211-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf2.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.