Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12289
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A poética do vernáculo: os painéis de Geraldo Queiroz no Triângulo Mineiro
Título(s) alternativo(s): A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region
Autor(es): Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha
Primeiro orientador: Andrade, Marco Antonio Pasqualini de
Primeiro membro da banca: Vale, Marília Maria Brasileiro Teixeira
Segundo membro da banca: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Resumo: O objeto desta dissertação vem a ser a pesquisa, a documentação e a análise da produção de painéis em pastilhas de vidro do artista uberlandense Geraldo Queiroz, procurando contribuir para uma lacuna não preenchida, no campo acadêmico, que é a análise e a documentação historiográfica da produção periférica de arte, fora dos grandes centros ou capitais, mas dentro de uma discussão acerca da síntese das artes e ideais modernistas debatidos não apenas em todo o país, mas também internacionalmente no segundo pós-guerra. Ainda, obras em mosaicos pouco são referenciadas pela literatura, demonstrando carência no estudo da arte musiva no Brasil, mesmo esta obtendo repercussão no movimento moderno. Geraldo Queiroz confeccionou diversos painéis integrados a uma arquitetura de caráter modernista muito difundida na região do Triângulo Mineiro, na década de 1950, principalmente, pela atuação do arquiteto João Jorge Coury, com o qual manteve parceria em muitos projetos. Dentro de uma vertente criativa orientada pela tradição, a obra do artista retomou a pastilha de vidro na composição de obras com caráter densamente figurativo, imprimindo, assim, um virtuosismo técnico admirado pelo seu caráter ornamental.
Abstract: The objective of this thesis is to research, document and analyse the production of glass mosaic panels by Geraldo Queiroz an artist from Uberlandia. The study aims to contribute towards filling a gap in this academic field, which historically lacks analysis and documentation of artistic production outside major cities and capitals. It also highlights discussion about the synthesis of art and modernist ideals not only nationwide but also internationally in the second post-war period. The study is also noteworthy due to the shortage of literary references about mosaic art in Brazil despite its importance in the Modern movement. Geraldo Queiroz created several panels that complemented the architecture of a modernist character widespread in the Triangulo Mineiro region in the 1950s. His work was influenced mainly by the activity of architect João Jorge Coury, with whom he worked on many projects. Working within a creative framework shaped by tradition, the artist's work is summarised by glass mosaic panels, with densely figurative compositions, much admired for their ornamental character.
Palavras-chave: Artistas brasileiros
Mosaicos
Queiroz, Geraldo Crítica e interpretação
Mural na modernidade
Geraldo Queiroz
Mosaico
Panels in modernity
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla da instituição: UFU
Departamento: Linguística, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-graduação em Artes
Referência: MACHADO JUNIOR, Juscelino Humberto Cunha. A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region. 2010. 328 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.07
Identificador do documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.07
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12289
Data de defesa: 22-Ago-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss juscelino.pdf3.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.