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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12289
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A poética do vernáculo: os painéis de Geraldo Queiroz no Triângulo Mineiro |
Título(s) alternativo(s): | A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region |
Autor(es): | Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha |
Primeiro orientador: | Andrade, Marco Antonio Pasqualini de |
Primeiro membro da banca: | Vale, Marília Maria Brasileiro Teixeira |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Resumo: | O objeto desta dissertação vem a ser a pesquisa, a documentação e a análise da produção de painéis em pastilhas de vidro do artista uberlandense Geraldo Queiroz, procurando contribuir para uma lacuna não preenchida, no campo acadêmico, que é a análise e a documentação historiográfica da produção periférica de arte, fora dos grandes centros ou capitais, mas dentro de uma discussão acerca da síntese das artes e ideais modernistas debatidos não apenas em todo o país, mas também internacionalmente no segundo pós-guerra. Ainda, obras em mosaicos pouco são referenciadas pela literatura, demonstrando carência no estudo da arte musiva no Brasil, mesmo esta obtendo repercussão no movimento moderno. Geraldo Queiroz confeccionou diversos painéis integrados a uma arquitetura de caráter modernista muito difundida na região do Triângulo Mineiro, na década de 1950, principalmente, pela atuação do arquiteto João Jorge Coury, com o qual manteve parceria em muitos projetos. Dentro de uma vertente criativa orientada pela tradição, a obra do artista retomou a pastilha de vidro na composição de obras com caráter densamente figurativo, imprimindo, assim, um virtuosismo técnico admirado pelo seu caráter ornamental. |
Abstract: | The objective of this thesis is to research, document and analyse the production of glass mosaic panels by Geraldo Queiroz an artist from Uberlandia. The study aims to contribute towards filling a gap in this academic field, which historically lacks analysis and documentation of artistic production outside major cities and capitals. It also highlights discussion about the synthesis of art and modernist ideals not only nationwide but also internationally in the second post-war period. The study is also noteworthy due to the shortage of literary references about mosaic art in Brazil despite its importance in the Modern movement. Geraldo Queiroz created several panels that complemented the architecture of a modernist character widespread in the Triangulo Mineiro region in the 1950s. His work was influenced mainly by the activity of architect João Jorge Coury, with whom he worked on many projects. Working within a creative framework shaped by tradition, the artist's work is summarised by glass mosaic panels, with densely figurative compositions, much admired for their ornamental character. |
Palavras-chave: | Artistas brasileiros Mosaicos Queiroz, Geraldo Crítica e interpretação Mural na modernidade Geraldo Queiroz Mosaico Panels in modernity |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Sigla da instituição: | UFU |
Departamento: | Linguística, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Referência: | MACHADO JUNIOR, Juscelino Humberto Cunha. A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region. 2010. 328 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.07 |
Identificador do documento: | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2010.07 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12289 |
Data de defesa: | 22-Ago-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes |
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