Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12289
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Title: A poética do vernáculo: os painéis de Geraldo Queiroz no Triângulo Mineiro
Other Titles: A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region
metadata.dc.creator: Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Marco Antônio Pasqualini de
metadata.dc.contributor.referee1: Vale, Marília Maria Brasileiro Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
metadata.dc.description.resumo: O objeto desta dissertação vem a ser a pesquisa, a documentação e a análise da produção de painéis em pastilhas de vidro do artista uberlandense Geraldo Queiroz, procurando contribuir para uma lacuna não preenchida, no campo acadêmico, que é a análise e a documentação historiográfica da produção periférica de arte, fora dos grandes centros ou capitais, mas dentro de uma discussão acerca da síntese das artes e ideais modernistas debatidos não apenas em todo o país, mas também internacionalmente no segundo pós-guerra. Ainda, obras em mosaicos pouco são referenciadas pela literatura, demonstrando carência no estudo da arte musiva no Brasil, mesmo esta obtendo repercussão no movimento moderno. Geraldo Queiroz confeccionou diversos painéis integrados a uma arquitetura de caráter modernista muito difundida na região do Triângulo Mineiro, na década de 1950, principalmente, pela atuação do arquiteto João Jorge Coury, com o qual manteve parceria em muitos projetos. Dentro de uma vertente criativa orientada pela tradição, a obra do artista retomou a pastilha de vidro na composição de obras com caráter densamente figurativo, imprimindo, assim, um virtuosismo técnico admirado pelo seu caráter ornamental.
Abstract: The objective of this thesis is to research, document and analyse the production of glass mosaic panels by Geraldo Queiroz an artist from Uberlandia. The study aims to contribute towards filling a gap in this academic field, which historically lacks analysis and documentation of artistic production outside major cities and capitals. It also highlights discussion about the synthesis of art and modernist ideals not only nationwide but also internationally in the second post-war period. The study is also noteworthy due to the shortage of literary references about mosaic art in Brazil despite its importance in the Modern movement. Geraldo Queiroz created several panels that complemented the architecture of a modernist character widespread in the Triangulo Mineiro region in the 1950s. His work was influenced mainly by the activity of architect João Jorge Coury, with whom he worked on many projects. Working within a creative framework shaped by tradition, the artist's work is summarised by glass mosaic panels, with densely figurative compositions, much admired for their ornamental character.
Keywords: Artistas brasileiros
Mosaicos
Queiroz, Geraldo Crítica e interpretação
Mural na modernidade
Geraldo Queiroz
Mosaico
Panels in modernity
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
metadata.dc.publisher.initials: UFU
metadata.dc.publisher.department: Linguística, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Artes
Citation: MACHADO JUNIOR, Juscelino Humberto Cunha. A study of the mosaic panels of Geraldo Queiroz: an artist from the Triangulo Mineiro region. 2010. 328 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12289
Issue Date: 22-Aug-2010
Appears in Collections:CPART - Mestrado em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
diss juscelino.pdf3.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.